Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio. A dose usual é de 1 ou 2 gotas aplicadas no(s) olho(s) afetado(s), 06 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 04 horas entre as doses.
Como colocar corretamente o colírio
Não existe tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais.
Como cuidar da conjuntivite?
Um bom remédio caseiro para conjuntivite é a compressa de cenoura, pois a cenoura atua como um anti-inflamatório natural, ajudando a controlar os sintomas da doença. 1 cenoura; Algodão ou gaze.
Etiologia. A conjuntivite bacteriana costuma ser causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus spp. ou, menos comumente, Chlamydia trachomatis ( Tracoma). Neisseria gonorrhoeae provoca conjuntivite gonocócica, que geralmente resulta de contato sexual com uma pessoa que tem infecção genital.
A conjuntivite bacteriana geralmente dura cerca de 1-2 semanas, e pode passar sozinha ou com o uso de antibióticos.
As pessoas com a doença sentem muito incômodo e ficam os olhos bastante vermelhos. São sintomas semelhantes de quem tem conjuntivite bacteriana, mas a principal diferença é que há formação de muco. Sendo que a secreção da conjuntivite viral é esbranquiçada e aparece em pequena quantidade.
Por ser provocada por um vírus, a transmissão da conjuntivite viral é bastante fácil de acontecer. Pode ser pelo contato das mãos que não foram lavadas, por abraços e beijos, pelo compartilhamento de toalhas, acessórios como óculos e produtos de maquiagem, por espirros e tosses, e até mesmo em grandes multidões.
Pingar Dipirona com vinagre nos olhos para simular conjuntivite. Com isso empregados conseguem dispensa para “tratamento” (caso verídico) com custo do afastamento para a empresa e sociedade (INSS).
A expressão correta é “xampu nos olhos”. Esta é daquelas histórias inacreditáveis, quase uma lenda, mas é pura verdade.
A poeira, poluição e fumaça, além de causarem alergias, deixam o globo ocular irritado. Mas não são somente elas, o uso de maquiagens, o contato com substâncias químicas, alguns cosméticos, o cloro da piscina, sabonetes e shampoos também irritam os olhos.
Pode ser que sua visão fique um pouco embaçada e com sensação de areia por alguns dias caso o contato da medicação com seu olho tenha causado uma ceratite porém, não costuma causar um dano permanente.
O sabão pode ter causado uma conjuntivite irritativa e/ou lesão de córnea. Quando acontecer de algo cair nos olhos, procure não esfregá-los, pois pode piorar a lesão. Ao invés disso, lave os olhos ou faça compressas com água filtrada gelada.