EQST

Como Usar A Colocaço Pronominal?

Como usar a colocação pronominal?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Como identificar erro de colocação pronominal?

Na colocação pronominal proclítica, ou seja, na próclise, o pronome aparece antes do verbo. Já na colocação pronominal enclítica, ou seja, na ênclise, o pronome aparece depois do verbo. Por fim, na colocação pronominal mesoclítica, ou seja, na mesóclise, o pronome aparece no meio do verbo.

Qual a posição do pronome oblíquo?

Os pronomes pessoais oblíquos átonos podem ser posicionados antes, depois e no meio do verbo. O pronome pessoal é do caso reto quando tem função de sujeito na frase.

Quando a colocação pronominal?

A colocação pronominal Próclise é empregada quando tiver palavras ou expressões negativas, conjunções subordinativas, advérbio, pronomes relativos, demonstrativos ou indefinidos, frases interrogativas, exclamativas ou optativas, verbo no gerúndio antecedido da preposição "em" ou formas verbais proparoxítonas.

Como a colocação pronominal funciona na norma padrão?

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas. Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Quais são os tipos de colocação pronominal?

Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.

Qual das alternativas a seguir a colocação pronominal está errada?

A alternativa em que ocorreu um erro na colocação pronominal foi a letra B - “Ninguém exigiu-ME O SEGREDO. Ninguém exigiu-MO”. A frase está incorreta pois a palavra ninguém, que é negativa, atrai o pronome para perto de si, sendo um caso de próclise (pronome anteposto ao verbo).

O que é oração pronominal?

Nas orações que iniciam com verbo, ocorre a ênclise, ou seja, o pronome deve ser colocado depois do verbo. ... A colocação pronominal da oração está correta, pois a próclise (pronome antes do verbo) deve ser usada em orações que contenham conjunções subordinativas; neste caso, "quanto mais".

Como a colocação pronominal funciona na norma padrão e no português brasileiro coloquial?

A colocação pronominal em pronomes oblíquos átonos é um dos complicadores da Língua Portuguesa: enquanto os portugueses preferem a ênclise, os brasileiros só usam a próclise, até mesmo no início da frase, contrariando a norma padrão.