Esse procedimento chama-se biópsia excisional guiada por estereotaxia. Microcalcificações suspeitas necessitam de diagnostico, preferivelmente por mamotomia, que se não for possível , realiza-se cirurgia. Se, a biopsia for benigna e houver correlação com as imagens pode-se evitar a cirurgia.
Microcalcificações finas pleomórficas variam em tamanho e forma, são usualmente menores que 0,5 mm de diâmetro, e consideradas de alta probabilidade de malignidade, assim como as microcalcificações finas lineares ramificadas(3,4).
Calcificação altamente suspeita de malignidade, que é caracterizada pela presença de microcalcificações de tamanhos variados e de alta densidade, sendo recomendado biópsia e, na maioria das vezes, remoção cirúrgica.
Quando deve-se fazer uma PAAF de Tireoide? A paaf deve ser feita sempre que houver a suspeita de que um nódulo de tireoide seja um câncer! A grande maioria dos nódulos de tireóide são benignos (>90%)! Ou seja, a maioria dos pacientes NÃO devem fazer uma punção em um nódulo da tireoide!
Neste caso, enquadram-se principalmente os nódulos crescidos e localizados numa porção da tireoide chamada istmo. O “istmo” nada mais é que a parte mais superficial da tireoide no pescoço e fica no centro da glândula, unindo os dois lados.
Orlando Parise – Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos.
Sintomas de Nódulo na Tireoide