para ppm basta: multiplicar por 1x104. No caso inverso: Para transformar a concentração de um elemento de ppm para % peso basta dividir por 1x104!
No nosso meio, utilizaremos o ppm para determinar a quantidade de cloro presenta na água da piscina, para determinar o pH da piscina, para determinar a alcalinidade da piscina e mais algumas outras coisas importantes. ... 3 ppm significa que são 3 partes de cloro para cada 1 milhão de partes de água.
PPM é a abreviação de Project and Portfólio Management. O objetivo principal do PPM na empresa é criar um entendimento e um nível de informações comuns sobre o cenário atual e futuro dos projetos da organização.
g/m³ (Gramas por Metro Cúbico)
miligramas/metro cúbico ( mg/m3) O miligrama é a unidade de massa no Sistema Internacional equivalente a um milésimo de um grama. Abrevia-se mg. O metro cúbico é uma unidade de volume. Corresponde ao volume de um cubo com um metro em todos os lados (1000 litros).
O nível de cloro ideal na água é entre 1 a 3 ppm. Se você optar pelo granulado, a quantidade recomendada é de 4 gramas para cada 1.
Para elevar o nível de cloro livre na piscina basta adicionar mais cloro. Simples assim. Contudo, é preciso se atentar para o fato de que nem todo o cloro colocado na piscina se transforma em cloro livre. Você vai entender melhor quando ver o conceito de cloro combinado e cloro total.
Para aumentar o pH e a alcalinidade, os produtos são diferentes. Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3). Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir.
Cloro Residual em Águas. Chama-se cloro residual livre o cloro presente na água nas formas do ácido hipocloroso (HOCl) ou do íon hipoclorito (OCl-). Chama-se cloro residual combinado o cloro presente na água nas formas de mono, di e tricloraminas.
Existem vários agentes desinfetantes, mas, em geral, o cloro é o principal produto utilizado para a desinfecção de águas de abastecimento. Esse processo é importante para garantir que a água que chega à sua torneira seja potável, evitando, assim, a contaminação e a proliferação de doenças.