Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
4) Pronomes indefinidos (alguém, quem, algum, qualquer, cada qual, pouco, vários) atraem o pronome para junto de si. Quem te disse isso? Alguém me contou. 5) Pronomes demonstrativos (isso, aquilo, aquele, aquela, esta, este, esse, essa) pedem o uso de próclise.
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Listamos a definição e formas de uso de cada um destes pronomes. ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição.
A frase "eu me chamo" está correta, mas se você dizer " (eu -->elipse) chamo-me", ou seja, usando uma figura de linguagem que omite o pronome eu, você terá que usar a ênclise mesmo. ... Na oração "eu me chamo" a partícula atrativa é o pronome eu.
Quando o verbo é precedido do pronome relativo que, a regra é – sem exceção – a próclise: “que se chama”, “que se toma”, “que se prende, “que se ama”; e não “que chama-se”, “que toma-se”, “que prende-se”, “que ama-se”: além de estranhas, estas... construções estão incorretas.
Essa frase (que tem o sentido de consideração) aceita a regência das preposições com, para e, até, para com: Não mereço as atenções que tens comigo/para mim/para comigo. Sobre os regimes preposicionais nos substantivos e adjectivos há no mercado um dicionário de mais de 900 exemplos prárticos, muito útil.
A forma chama-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo.
1 apelidar, autodenominar, batizar, cognominar, denominar, intitular, ser. Convocar: 2 aproximar, convidar, convocar, juntar, unir.
Chamam vem do verbo chamar. O mesmo que: ligam, pedem, invocam, convocam, nomeiam, designam, recorrem, aproximam, apelidam.