Para mim em um bom leitor não pode faltar: A procura pelo conhecimento sobre o autor (nem que seja o básico); A leitura com atenção do que já conhece ou se familiariza e pesquisa para conhecer palavras, conceitos ou referências nunca vistos antes; Conhecer o valor de um livro; Conversar sobre os livros e.
A leitura silenciosa é a que se faz visualmente, sem o uso da voz. ... Ao mesmo tempo, esse modo de ler foi, muitas vezes, associado à superficialidade, à rapidez, à avidez, ao vício. Por permitir o contato direto entre o leitor e o texto e favorecer a livre interpretação, foi acusado de perigoso.
A leitura silenciosa surge no século IX quando algumas ordenações começaram a exigir o silêncio durante o trabalho no “scriptorium”. Uma leitura meditativa, de extrema atenção. Embora essa leitura silenciosa fosse muitas vezes considerada estimuladora do sonho e do devaneio.
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.
Eram chamados de manuscritos porque, como na Antiguidade, eram escritos à mão: os livros eram copiados um a um pelos monges e cada cópia representava um exemplar único. ... Os manuscritos foram, até o aparecimento da imprensa no século XV, a principal forma de difusão textual no Ocidente.
O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo!
Por incrível que pareça, nos mosteiros medievais europeus os livros eram copiados à mão. Existia, inclusive, toda uma "escola" - ou Ordem - de monges que tinham como única tarefa na vida inteira a cópia - incessante - de pergaminhos diversos, que recebiam o nome de Monges Copistas.