Veja se a abóbora está soltando algum líquido. As abóboras ficam machucadas e moles quando estão estragadas. As morangas podem durar alguns meses, já as abóboras amarelas duram cerca de uma semana. Qualquer tipo de abóbora que estiver mole, murcha, gosmenta ou com mofo estragou e deve ser jogada fora.
Abóbora também 'faz bem para a vista': confira os benefícios desse alimento
Japonesa ou cabotía Muito usada para o preparo de massas, caldos e sopas, a abóbora japonesa, ou cabotía, é o tipo mais indicado pelos nutricionistas.
Tipos de abóboras Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies.
5 tipos de abóboras para você conhecer e saborear; confira...
Escolhendo a cultivar A abóbora japonesa (ou cabotiá) é o tipo mais comum no país, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mas requer um trabalho adicional. “O híbrido não é fértil, não possui pólen, sendo assim um macho estéril.
Pés de abóbora precisam de muita água, mas não devem ser molhados excessivamente....Regue os pés de abóbora quando a umidade do solo estiver baixa.
Para começar faça um buraco na terra, bem no meio do vaso, e coloque as sementes de abóbora lá dentro. Caso sejam as sementes retiradas de uma abóbora faça dois buracos, um ao lado do outro, e coloque uma semente em cada buraco. Após isso pode simplesmente tapar novamente o buraco com terra.
Asse as sementes no forno por cerca de três a quatro horas.
Os frutos podem ser mantidos por cerca de 3 meses após a colheita, em condição ambiente e em local fresco e seco. Mantenha os frutos com o cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo.
Escolha um vaso com capacidade de 25 l de terra e 45 cm, pelo menos, de largura. Faça os buracos necessários para que a terra se mantenha drenada e arejada. Nesse vaso grande podem ser plantadas as sementes e deixadas a crescer.
PLANTIO - coloque três sementes por cova ou distribua-as nos sulcos preparados previamente. Quando nascerem duas folhas, faça o desbaste deixando duas plantas por cova. Se a opção for por mudas oriundas de bandejas, há economia de sementes e a 'pegada' da planta tende a ser mais vigorosa.
O cultivo de quiabo em canteiros exige espaçamento de 30cm a 40cm entre plantas e 1,2m entre linhas, isso porque o quiabeiro cresce de forma expansiva. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem, dando preferência para estruturas arenosas ou argilosas, com pH variando entre 6 e 6,5.
A época ideal para iniciar a produção é de setembro a janeiro nas regiões de clima frio, de agosto a março nas de clima ameno e o ano todo nas regiões de clima quente. A colheita deve ser iniciada com 60 a 80 dias após o plantio, podendo prolongar-se até 90 dias.
Veja como é fácil plantar quiabo , você só precisa de sementes terra bem fértil e regar todos os dias, mas até germinar sua semente você precisa regar com borrifador pra que a semente não desça e não germine, de preferência gemine no vaso onde ela vai ficar definitivo para a planta não sentir nenhum stress na hora do ...
Adubação orgânica: Aplicar em toda a área de cultivo, cerca de 30 dias antes do plantio, de 10 a 20 t/ha de esterco de curral ou de composto orgânico, ambos bem decompostos, ou ainda, 2,5 a 5 t/ha de esterco de galinha curtido ou húmus de minhoca .