Como realizar o acompanhamento farmacoteraputico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como realizar o acompanhamento farmacoterapêutico?
No acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico realiza consultas periódicas com o paciente, monitora resultados e identifica problemas relacionados ao uso de medicamentos. O atendimento farmacoterapêutico exige uma estrutura adequada e organizada em uma sala específica ou um consultório farmacêutico.
Quais as principais metodologias utilizadas para o acompanhamento farmacoterapêutico?
MÉTODOS DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO Existem quarto principais métodos de seguimento ou acompanhamento farmacoterapêutico, vamos falar um pouco sobre eles. Os métodos de Seguimento Farmacoterapêutico (SFT) mais citados e conhecidos na literatura internacional e no Brasil são o SOAP, o PWDT, o TOM e o Dáder.
O que é farmacoterapia?
Ramo da Ciência que estuda o tratamento das doenças com o auxílio de medicamentos ou fármacos.
Como é definida a Atenção Farmacêutica?
A Atenção Farmacêutica foi definida pela primeira vez por Hepler e Strand (1990) como a provisão responsável do tratamento farmacológico com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.
Quais são as etapas do método clínico de cuidado farmacêutico?
O processo de atenção farmacêutica obedece a uma seqüência de passos conhecida como método clínico. O método clínico inclui a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e seguimento do paciente.
São objetivos dos métodos de acompanhamento farmacoterapêutico?
O acompanhamento farmacoterapêutico de um paciente constitui uma das principais atividades em farmácia clínica. Ele possibilita monitorar e avaliar, de forma sistemática, contínua e documentada a farmacoterapia do paciente com a finalidade de melhorar os resultados em saúde e prevenir danos oriundos do tratamento.
Qual é a importância do estudo da farmacoterapia?
A farmacoterapia é uma especialidade farmacêutica que garante o uso adequado e ideal dos medicamentos na prevenção e tratamento das doenças a partir do acompanhamento e cuidado ao paciente.
O que se entende por Seguimento farmacoterapêutico?
O Seguimento Farmacoterapêutico (SF) permite ao farmacêutico aplicar os seus conhecimentos sobre problemas de saúde e medicamentos (Medicamentos Sujeitos a Receita Médica e Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica), com o objectivo de atingir resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos seus doentes, ...
O que são problemas relacionados a medicamentos PRM's?
Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM's) são quaisquer eventos indesejáveis apre- sentados pelo paciente, que envolvam ou suspeita-se de estarem relacionados com a farmacoterapia.
Qual a importância em identificarmos os PRM's e aplicarmos o plano de ação?
Ao identificar um PRM, é obrigação do farmacêutico clínico informar o profissional de saúde prescritor sobre os riscos ao paciente proporcionados pela farmacoterapia atual, assim como, é relevante que o farmacêutico clínico proponha uma solução para o PRM por meio de uma Intervenção Farmacêutica (IF), que pode ser ...
Qual a importância da ficha de serviços farmacêuticos?
O preenchimento da ficha farmacoterapêutica e o acompanhamento do paciente permitem relacionar os problemas deste com a administração dos medicamentos. É possível que um medicamento seja responsável pelo aparecimento de determinados sintomas ou patologias, ou ainda a causa de uma complicação da doença.
Quais são as quatro etapas da consulta farmacêutica?
CONSULTA FARMACÊUTICA
Identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde;
Definição do objetivo terapêutico;
Seleção da terapia ou intervenções relativas ao cuidado à saúde;