Aparelhos eletronicos podem ser classificados pelo tipo de corrente que o atravessa (contínua ou alternada) e pela forma como a energia é consumida (motores ou resistores). Um aparelho elétrico transforma a energia elétrica (que é a energia cinética das cargas elétricas em movimento) em outras formas de energia.
Eletricidade lida com coisas do mundo físico, Eletrônica lida com informação. Algo elétrico tem que ter potência para movimentar coisas que existem: mover o motor da batedeira, girar a centrífuga, secador de cabelos, etc.
Ao ligar os aparelhos à tomada, elétrons percorrem o circuito de um polo em direção a outro. No caminho entre os polos, os elétrons passam pelo equipamento e fazem-no funcionar. De forma básica, essa é a forma como os equipamentos elétricos funcionam.
As fontes de energia podem ser classificadas em primárias, ou seja, extraídas diretamente da natureza (petróleo, gás natural, etc.) ou secundárias – obtidas por meio do processamento das fontes primárias (eletricidade).
Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química e atômica, responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.
Veja 10 aparelhos que mais consomem energia elétrica, mesmo desligados:
Já no stand by, em um mês esse gasto é de 13,7 kWh. Por isso, o ideal é desligar o aparelho após o uso - principalmente quando você vai fazer uma viagem ou ficar fora de casa por muito tempo. O mesmo serve para aparelhos pequenos de cozinha, como a cafeteira, que também deve ficar fora da tomada.
Cada aparelho com sua potência Olha, toda vez que você usa um equipamento eletrônico, dentro dele a energia elétrica é transformada em força de trabalho. Por exemplo, um secador de cabelo elétrico bem potente pode esquentar bastante o ar, e esse é o trabalho dele.
Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.
Ao contrário da roda hidráulica, que aproveita a força potencial da água corrente para gerar energia, o ventilador, um secador de cabelo, usa energia elétrica para gerar a corrente de ar.
Vamos tratar hoje do efeito Joule, que consiste em aquecer um condutor elétrico metálico. Esse fenômeno, por exemplo, ocorre nos secadores de cabelos, nos aquecedores elétricos, nos ferros de passar e nos chuveiros elétricos. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor.
Um ventilador ligado: transformação de energia elétrica em energia cinética; Uma vela queimando: transformação de energia térmica em energia luminosa; ... Pessoa correndo: transformação de energia química em energia cinética.
Energia Cinética Essa energia pode ser transformada em energia elétrica, quando se direciona algum desses fluidos para girar um equipamento elétrico. Na Usina Hidrelétrica (hidro=água), a água do rio faz a turbina girar, transformando a energia cinética em eletricidade.
Tipos de transformação de energia
A forma de energia mais utilizada no mundo é a energia elétrica, que pode ser obtida de diferentes maneiras: usina hidrelétrica, solar, nuclear, eólica, entre outras.
Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira. ... O princípio físico envolvido nesse processo é a transferência de energia térmica por convecção.
Potência elétrica é definida como a rapidez com que um trabalho é realizado. Ou seja, é a medida do trabalho realizado por uma unidade de tempo. ... No caso dos equipamentos elétricos, a potência indica a quantidade de energia elétrica que foi transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo.
10 dicas de cuidados com a eletricidade
Nunca ponha objetos metálicos, como garfos e facas, dentro de aparelhos elétricos ligados em tomadas. Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos. Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos.