Como montar cadeia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quando você vai montar a cadeia pode fazer a numeração a partir de qualquer ponta. Uma vez colocada a dupla ligação, os outros carbonos estão ligados por ligação simples. Para indicar a presença de mais de uma dupla ou tripla ligação temos os prefixos, DI, TRI, TETRA, etc...
Como classificar as cadeias carbônicas?
Classificação das cadeias carbônicasCadeias não aromáticas ou alicíclicas: possuem uma cadeia fechada, porém que não tem as ligações duplas alternadas. Cadeia normal ou linear: apresenta somente duas extremidades, sem ramificações. Cadeia ramificada: apresenta no mínimo três extremidades, pois possuem ramificações.
Como fazer cadeias carbônicas?
É possível fazer isso através de dois modos. Veja cada um deles: Fórmula estrutural condensada: a primeira forma de simplificar uma cadeia carbônica é utilizar índices, isto é, números que indicam a quantidade de átomos de hidrogênio que se ligam ao carbono.
Quais são as cadeias carbônicas?
São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.
O que é uma cadeia carbônica fechada?
Cadeias fechadas As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo. Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.
Como se escreve a fórmula de um composto molecular?
Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão. Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.