Conecte os fios vermelho e preto do multímetro em seus portos positivos e negativos, respectivamente. Toque os fios na água em extremidades opostas do lado mais largo da assadeira. Veja a resistência em ohms que aparece na tela. Para esse exemplo, suponha uma resistência de 33 ohms.
Basta fixar as pontas de prova do instrumento às extremidades de uma determinada peça (resistor, cabo, resistência de chuveiro, ou outro elemento que se pretenda medir), e através do botão seletor, escolher a escala mais apropriada para a medição.
Toque os terminais do multímetro nas extremidades do componente a ser testado. Assim como feito ao definir a amplitude, toque um terminal em uma extremidade e outro, na outra. Espere até que os números parem de variar e registre o valor exibido. Esta é a resistência de seu componente.
Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 1kV. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V. Escalas de resistência: 200Ω, 2000Ω ou 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ, 2MΩ ou 20000kΩ Escalas de corrente contínua: 200uA, 2000uA ou 2mA, 20mA, 200mA, 2A, 10 ou 20A.
Normalmente, o multímetro pode ser utilizado como medidor da corrente contínua, da corrente alternada e também da resistência. O multímetro costuma ter várias outras utilidades. Os parâmetros de medição são detectados e selecionados de forma automática de acordo com o conector de medição utilizado.
Medindo Tensão com Alicate Amperímetro Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.
Medindo corrente contínua O circuíto elétrico deve ser desligado e aberto em um ponto e as pontas de prova conectadas uma em cada extremidade do condutor, após ter direcionado o indicador no máximo valor da escala de corrente contínua do equipamento. Após, ligar o circuíto e efetuar a medição.
Para medir a tensão, esse equipamento possui dois terminais (bornes) nos quais são conectados as pontas de prova, um vermelho (tensão e corrente) e outro preto (comum), que serão colocados em paralelo com o local a ser medido.
Tensão elétrica: selecione a escala de grandeza em volts, utilize as pontas de prova na posição a seguir: ponta preta do terminal COM e ponta vermelha no terminal V/?. Assim que as pontas encostarem no terminal analisado, o resultado surgirá no leitor.
O amperímetro mede a intensidade da corrente elétrica através do alicate que possui – é por isso que muitas pessoas o chamam de alicate amperímetro. Esse alicate faz a medição do campo elétrico induzido: ele não tem contato direto com o circuito, a corrente passa em meio ao espaço que têm entre as pinças do aparelho.
O alicate amperímetro é um instrumento muito utilizado para medir a corrente elétrica de forma segura e prática, sendo uma ferramenta essencial para o dia a dia de qualquer eletricista.
Qual a diferença entre multímetro e alicate amperímetro? ... O multímetro digital é essencialmente uma ferramenta de medição de tensão com alguns recursos de corrente. Já o alicate amperímetro trata-se de uma ferramenta de medição de corrente com alguns recursos de tensão.
Quando os terminais estão interligados diretamente entre si, a resistência deve ser zero. Isso deve ser ajustado segurando os dois terminais em contato e rodando o botão de ajuste até o ponteiro indicar zero ohms.