EQST

Como Funciona O Circuito PFC?

Como funciona o circuito PFC?

Existem dois tipos de circuitos de PFC: passivos e ativos. Os circuitos de PFC passivos são os mais simples, compostos basicamente por um conjunto adicional de indutores e capacitores. Eles melhoram o fator de potência da fonte, elevando-o para até 70 ou 80%, o que é melhor do que nada, mas ainda não é o ideal.

O que é 80 Plus e PFC ativo?

Para separar boas fontes eficientes de péssimas fontes ineficientes, foi criado o programa de certificação 80 Plus, que visa certificar fontes que consigam provar sua eficiência de pelo menos 80% quando submetida a testes de 20, 50 e 100% de uso. Quanto maior a eficiência, maior é o selo a ela atribuída.

Como saber se a fonte tem PFC?

- Desse modo para se descobrir se uma fonte tem PFC ativo, uma das dicas e a mais lógica é a de consultar na home page do fabricante; - A segunda dica é observar se a fonte tem a chave 110/220. Se tem, muito provavelmente é uma fonte com retificação normal sem PFC ativo..

Qual a vantagem de ter uma fonte de alimentação do PFC ativo?

Usando fontes com FPC ativo, você realmente poderia usar uma carga próxima de 600 watts no nobreak de 600 VA do exemplo. Outra vantagem no uso do PFC é uma redução expressiva na emissão de ruído e interferência eletromagnética por parte da fonte, o que evita problemas diversos.

O que é PFC em fontes de alimentação?

PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força. O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O que significa o selo 80 Plus encontrado em fontes de alimentação?

O segundo fator que garante a eficiência, é o Selo 80 Plus, que se refere aos Watts gastos pela fonte para gerar a potência necessária, como o próprio nome já sugere, fontes com esse selo, são capazes de usar no mínimo 80% da energia que é fornecida a mesma, esta eficiência é garantida em situações de 20%, 50% e 100% ...

Para que serve o selo 80 Plus e quais são as 3 características medidas com esse selo?

Criado em 2004 pela Ecos Consulting, ela certifica produtos que tem mais que 80% de eficiência energética com 20%, 50% e 100% de carga de uso (também em 10% na certificação 80 Plus Titanium), e um fator de potência de 0,9 ou mais com 100% de carga de uso.

Como saber qual a voltagem da minha fonte?

Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.