EQST

Como Funciona A Rede De Proteço Mulher?

Como funciona a rede de proteção à mulher?

O conceito de rede de enfrentamento à violência contra as mulheres diz respeito à atuação articulada entre as instituições/ serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando ao desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia ...

Qual a proteção da Lei Maria da Penha?

Lei Maria da Penha: uma proteção para a mulher contra a violência doméstica e familiar. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, foi criada com a finalidade de proteger a mulher contra a violência doméstica e familiar.

O que pode ser melhorado na Lei Maria da Penha?

A Lei 13.827/19 permite, em casos de urgência, aplicação de medida protetiva pelo policial ou autoridade judicial. ... Em setembro, a Lei Maria da Penha foi modificada através do Projeto de Lei 2.438/19, obrigando o agressor a pagar os custos do tratamento da vítima ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que diz a Lei Maria da Penha resumo?

A Lei Maria da Penha protege mulheres, independente de sua orientação sexual. A lei combate a violência doméstica contra a mulher, independente de sua orientação sexual, e pode punir companheiras violentas.

Como funciona o Cram?

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o ...

O que foi mudado na Lei Maria da Penha?

Mudanças trazidas pela lei Além de aumentar a punição, a lei criou os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e prevê medidas de assistência à vítima de violência doméstica e familiar, incluindo medidas protetivas de urgência, como o afastamento do agressor do lar.

O que pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha?

O agressor pode ser homem ou mulher; O agressor (a) tem que possuir relação doméstica, familiar ou afetiva com a vítima; Trabalhadoras como empregadas domésticas, babás, diaristas etc também podem ser vítimas de violência doméstica quando agredidas no ambiente de trabalho.

Como foi criada a Lei Maria da Penha?

A Lei 11.340/06, que recebeu o nome de “Lei Maria da Penha”, foi fruto da organização do movimento feminista no Brasil que desde os anos 1970 denunciava as violências cometidas contra as mulheres (violência contra prisioneiras políticas, violência contra mulheres negras, violência doméstica, etc.)

Qual o objetivo do Cram?

Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs) – são espaços de acolhimento e acompanhamento psicológico e social a mulheres em situação de violência, que também fornecem orientação jurídica e encaminhamento para serviços médicos ou casas abrigo.

O que vem a ser Cram Down para recuperação judicial?

O Instituto do Cram Down é um termo utilizado na doutrina Americana, sem possibilidade de tradução fiel, segundo o qual possibilita ao juiz impor, aos credores discordantes, a aprovação do plano apresentado pelo devedor e já aceito pela maioria.

Quais as principais alterações no campo do Direito Penal e do Direito Processual Penal trazidas pela Lei Maria da Penha?

A Lei Maria da Penha criou mais uma possibilidade de prisão preventiva, alterou o código de Processo Penal, artigo 313, III. A prisão do agressor pode ocorrer para abarcar duas possibilidades, a garantia da celeridade na tramitação do processo, ou para assegurar a eficácia da medida protetiva de urgência.