A ajuda compensatória é um valor indenizatório pago pelo empregador para compensar a redução de salário ou suspensão de contrato de trabalho. Ou seja, além do dinheiro pago pelo governo, o empregador desembolsa uma quantia extra para balancear o salário que seria pago ao colaborador normalmente.
Recebimento de bolsa de estágio não pode suspender seguro-desemprego. O programa do seguro-desemprego é um direito do trabalhador previsto no artigo 7º, II, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, regulamentado pela Lei nº 7.
Sobre isso, a Capes esclarece que os bolsistas podem, sim, ter outra atividade profissional, receber complementação financeira proveniente de outras fontes, "desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica".
A portaria conjunta da CAPES/CNPq n°1, de 15 de Julho de 2010 permite que os bolsistas exerçam outra atividade remunerada, inclusive o vínculo empregatício. Especialmente quando se trata da docência em qualquer grau.
O doutorado não é, necessariamente, uma garantia de empregabilidade para o mercado de trabalho tradicional. Isto porque há menos postos de trabalho para essas pessoas, mas em contrapartida a remuneração costuma ser melhor. O doutorado é uma exigência para cargos de alto nível, como lecionar em universidades.
No cargo de Aluno de Mestrado se inicia ganhando R$ 1.
10 dicas sobre finanças para fazer mestrado e doutorado
Por se tratar de uma pós-graduação, o pré requisito para poder entrar em um mestrado é ter concluído uma graduação. O requisito mais conhecido é a necessidade de um diploma de bacharel. Entretanto, o que nem todos sabem é que profissionais que cursaram tecnólogo ou licenciatura também podem fazer mestrado.
Em meio a tantas peculiaridades, apresento algumas dicas para uma boa seleção de doutorado:
cinco anos
O Doutorado Profissional é uma modalidade de Pós-graduação criada pelo Ministério da Educação (MEC), direcionada a quem visa construir uma carreira no mundo corporativo. Ele foi instituído através da Portaria n° 389, de 23 de março de 2017, por meio de uma publicação no Diário Oficial da União (DOU).