Como forma a bolsa periodontal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Bolsa periodontal é um espaço profundo (bolsa) anormal que se forma entre a gengiva e o dente, provocada por bactérias que se infiltram na raiz do dente abaixo da gengiva, e inicialmente provocam a gengivite (inflamação da gengiva) e posteriormente destroem a inserção da gengiva no dente e chegam ao osso, destruindo o ...
O que tem na bolsa periodontal?
A bolsa periodontal é quando a gengiva fica muito inflamada e se torna frouxa, ou seja, ela perde a aderência a superfície dentária. Dessa maneira cria um espaço para acúmulo de tártaro na superfície da raiz, levando a atividade bacteriana também para as estruturas de suporte dos dentes.
Quando ocorre a doença periodontal?
A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.
Como medir bolsa periodontal?
No exame clínico com a sonda periodontal, a profundidade de sondagem é medida em até seis locais por dente com precisão milimétrica. Especificamente, a distância entre a margem gengival e a parte inferior da bolsa é medida.
Como eliminar bolsa periodontal?
Segundo Heloísa, o tratamento básico consiste na raspagem da região para que as bactérias contaminantes presentes no local sejam removidas de forma segura. Além disso, hoje também existe a possibilidade de tratamento a laser, que é uma alternativa que ajuda bastante na morte dessas bactérias.
Quando o acesso cirúrgico a bolsa periodontal está indicado?
Se as bolsas periodontais possuírem mais de 5 milímetros de profundidade, essa cirurgia pode ser prescrita com o objetivo de reduzi-las. Para fazer o retalho gengival, o periodontista realiza um corte no tecido gengival para que se separe do dente.
Quais os tipos de bolsa periodontal?
Essas bolsas, por sua vez, podem ser divididas em dois tipos: as profundas e as rasas. “Quanto maior a profundidade de sondagem, maior a perda óssea e, consequentemente, pior o prognóstico de regeneração óssea naquela região”, explica a profissional.
Quais são as causas da doença periodontal?
Causas e fatores de risco da periodontite
Gengivite.
Obesidade.
Histórico familiar.
Tabagismo.
Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
Diabetes.
Mais itens...•7 de jan. de 2020
Como o dentista trata a periodontite?
O tratamento da peridontite Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.
Quais as indicações para a terapia cirúrgica periodontal?
Indicações
Dificuldade de acesso para raspagem.
Dificuldade de acesso para higiene.
Redução de profundidade de bolsa.
Correção de hiperplasias ou hipertrofias.
Facilitar a terapia restauradora.
Quais os instrumentos utilizados na sondagem periodontal?