Teste oral de tolerância à glicose: este tipo de exame mede a glicose no sangue em dois momentos: após pelo menos 8 horas de jejum e após 2 horas da ingestão de um líquido com quantidade conhecida de glicose. Este teste também é usado para detectar diabetes ou pré-diabetes.
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.
De acordo com o pedido médico, o teste pode durar até seis horas. Isso porque vai depender da quantidade de amostras de sangue que serão colhidas.
Além dos sintomas acima, existem exames de sangue que permitem o diagnóstico preciso e seguro do diabetes: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e o teste de tolerância à glicose.
Como confirmar o diagnóstico O diagnóstico da diabetes infantil é feito por meio de exame de sangue em jejum para verificar os níveis de glicose circulantes no sangue.
A taxa esperada é semelhante à dos adultos: de 60 mg/ml a 99 mg/dL. “Creio que essa dúvida seja comum porque os pais, ao terem fácil acesso aos aparelhos portáteis que mostram a glicemia a partir de uma gota de sangue, acabam fazendo o teste com os filhos.
A glicemia considerada normal para crianças, assim como para adultos, é de 70-99mg/dl, após 8 horas de jejum. Dados estatísticos mostram que apenas 5% de crianças e adultos saudáveis apresentam glicemia inferior à 60 mg/dl, ou superior à 100 mg/dl.
As crianças e adolescentes com suspeita de diabetes geralmente estão sempre com sede, urinam com muita frequência, rápido emagrecimento, cansaço e outros. Ter hábitos saudáveis, se alimentar bem e praticar atividades físicas regulares reduzem drasticamente a incidência dessa doença na população infanto-juvenil.
A diabetes tipo 1 costuma se manifestar na infância. A doença é autoimune e causada pela produção de anticorpos que destroem as células do pâncreas produtoras de insulina. A pessoa portadora dessa doença precisa tomar injeções com a substância para manter os níveis normais.
Muita vontade de urinar A poliúria, que é a urina em excesso ou em maiores frequências, é mais um dos sintomas da diabetes. Isso ocorre porque os rins não conseguem reabsorver toda a glicose filtrada, que é eliminada junto a uma grande quantidade de água.
Dra. Maria Aparecida B. do Nascimento (CRN 1877)
Se você procura ideias de lanches para levar na bolsa e manter a sua dieta para diabetes, essas 4 dicas são para você:
Sete Alimentos que Todo Diabético Deve Evitar
Os alimentos permitidos na dieta para diabetes são aqueles ricos em fibras, proteínas e gorduras boas, como:
Pacientes com diabetes tipo 1 devem ser orientados a: