EQST

Como Feito O Exame Papanicolau Em Gestantes?

Como é feito o exame Papanicolau em gestantes?

Como o Papanicolau é feito durante a gravidez? Você vai deitar de costas com os pés em estribos (não é divertido, mas pelo menos é familiar), enquanto um espéculo é inserido em sua vagina para dar ao profissional que está realizando o exame uma visão clara do colo do útero.

Tem como saber se está grávida pelo exame Papanicolau?

Com o resultado do preventivo, é possível diagnosticar precocemente condições como IST's, infecções vaginais, tumores e lesões precursoras do câncer de colo uterino (comumente causado pelo vírus HPV). Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o exame de prevenção não é capaz de detectar a gravidez da mulher.

Como o exame Papanicolau é feito?

Como é feito o exame Papanicolau?
  1. Observação ou exame externo para detecção de infecções;
  2. Introdução de um aparelho (espéculo) para manter o canal vaginal aberto e observar o colo do útero;
  3. Coletar o material com uma espátula ou cotonete diretamente do colo do útero, que serão analisadas em laboratório.

Porque não se pode ter relação antes do Papanicolau?

Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.

Pode fazer o preventivo com suspeita de gravidez?

A mulher grávida pode e deve fazer o exame preventivo durante a gravidez para identificar alterações, mas não com o objetivo de descobrir a gestação. Se você tem suspeita de gravidez, procure um serviço de saúde para a melhor identificação e acompanhamento.

Tem como descobrir gravidez na ginecologista?

Os médicos ginecologistas fazem normalmente esse teste nas pacientes, mas no consultório, claro, e é sim possível ter uma ideia se a mulher está ou não grávida por meio do toque no colo do útero. Esse procedimento requer bastante cuidado, pois a vagina é um lugar sensível e de fácil proliferação bacteriana.

Quais doenças se descobre com o preventivo?

Exame papanicolau detecta quais doenças?
  • Clamídia;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • HPV;
  • Candidíase;
  • Tricomoníase;
  • Detectar presença de nódulos ou cistos.
29 de mai. de 2020

É normal sentir dor ao fazer o exame Papanicolau?

O papanicolau não dói e o desconforto é mínimo. Agende sua consulta e converse com um profissional ginecologista do nosso quadro de especialistas.

Quantos dias antes do papanicolau pode ter relação?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

Quanto tempo depois do papanicolau posso ter relação?

9. Quantos dias depois do preventivo pode ter relação? Não há restrição de dias após a coleta do exame.

Como é o resultado do exame preventivo?

Como é o resultado de HPV no papanicolau? Algumas lesões e resultados do papanicolau podem ser sugestivas da presença do vírus HPV. Se a paciente apresentar um resultado sugestivo de infecção pelo HPV, o médico especialista poderá solicitar novos exames para investigar melhor essa alteração e iniciar o tratamento.

É possível descobrir gravidez no exame transvaginal?

O ultrassom que detecta a gravidez é o ultrassom transvaginal. O exame deve ser feito a partir da sexta semana de gestação. Antes desse período, não é possível detectar nenhum sinal da gravidez, pois o saco gestacional ainda não está formado.

O que se vê no preventivo?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.