A forma mais simples de se inserir um travessão em um documento de Word é utilizando o teclado numérico. A combinação de teclas é: Alt+0151. Porém, se você utiliza um teclado de notebook, que contém os números apenas em cima das letras e não no lado direito, isso não será possível.
Usos do travessão
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
O travessão é utilizado no início de certas frases porque possui a função de indicar a fala de um personagem. A pontuação é muito importante em um texto porque é ela quem coordena o ritmo com o qual o texto deve ser lido, assim como suas pausas e as demais entonações.
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.
O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.
Pode ser usada em intervalos ou sequências, ou seja, quando se quer considerar números ou letras que pertencem a um intervalo sem ter a necessidade de escrever todos os caracteres (“O apostador da Mega-Sena marcou apenas os números 01–06 e ganhou o prêmio sozinho.”).
Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.
Atalhos para travessão (—)
Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...
Se houver mudança de linha, e a nova frase inicia-se com travessão, ou seja, uma nova fala (discurso direto), então, letra maiúscula, e esta será a primeira da linha.
Prezada Inara: em princípio, os sinais que devem ser seguidos por maiúsculas são os sinais de PONTUAÇÃO FINAL (ponto, ponto de interrogação e ponto de exclamação), o que não é o caso do dois-pontos, que, assim como o ponto-e-vírgula, é um sinal de PONTUAÇÃO INTERNA.
As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: ... Quando a informação depois dos pontos for uma citação entre aspas, esta começará com letra maiúscula.
1) É de regra começarmos um período iniciando-o com letra maiúscula. 2) O ponto de interrogação e o de exclamação terminam períodos. Portanto, o período seguinte iniciar-se-á com letra maiúscula. ... Quando tal acontece, escreve-se minúscula depois do ponto de interrogação ou exclamação.
Depois de ponto de interrogação ou de exclamação – Usa-se letra minúscula depois de ponto de interrogação ou de exclamação, no mesmo período , na primeira palavra que aparecer depois daqueles sinais, como em “Por que você demorou? perguntou a mãe aflita.” e “Que paisagem mais linda! exclamou Paulo.”.
O ponto de interrogação é um sinal de pontuação utilizado no final de perguntas, ou seja, de frases interrogativas diretas. O sinal gráfico do ponto de interrogação é (?). Note que nas frases interrogativas indiretas, esse sinal de pontuação não é utilizado.
Tanto o ponto de interrogação como o de exclamação possuem, na essência, o mesmo valor do ponto final. Ou seja, eles são utilizados no final de frases para indicar o término do discurso.
O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.
O ponto de exclamação é um sinal de pontuação da língua portuguesa utilizado para indicar entonações exclamativas. Possivelmente, a origem desse sinal gráfico deu-se a partir da expressão latina “Io”, que remete a ideia de alegria. ... E entre essas regras está o uso dos sinais de pontuação.
[se emprega vírgula] para separar orações coordenativas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa: Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo. ... Se denota equivalência, não se separa por vírgula o ou posto entre dois termos: Solteiro ou solitário se prende ao mesmo termo latino.