Clique em Arquivo > Novo. Digite mapa de fluxo de valor na caixa Pesquisar, clique no botão Iniciar Pesquisa e clique duas vezes em Mapa do Fluxo de Valor quando ele aparecer.
O Estado Atual é aquele descrito pelo seu coachee, ou seja, o que ele vive todos os dias, que ele sente, enfrenta e que realmente tem uma influência sobre a vida dele.
3 – Como desenhar uma mapa de fluxo de valor?
O que é o mapa de Fluxo de Valor? O VSM é uma ferramenta estratégica que possibilita enxergar o macro de uma produção. Podemos dizer que é um mapeamento de processos, porém, que considera o fluxo de trabalho de um produto desde o início, com a chegada da matéria-prima até o resultado final sendo entregue ao cliente.
O Value Stream Mapping (VSM) ou Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) é uma estratégia vinda da filosofia Lean Manufacturing – um dos grandes pilares do Sistema Toyota de Produção, que propõe um sistema produtivo mais eficiente por meio da redução de desperdícios na fábrica.
O mapeamento de fluxo de valor é um método de fluxograma para ilustrar, analisar e melhorar os passos necessários para entregar um produto ou serviço. Fundamental na metodologia enxuta, o VSM analisa o fluxo das etapas e informações do processo desde a origem até a entrega ao cliente.
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.
As setas indicam a direção dos fluxos, estabelecendo pontos de dispersão e de atração da população que migra (leia uma atividade de interpretação de mapa desse tipo na próxima página). É importante lembrar ainda que variáveis diversas podem ser combinadas para facilitar a leitura de um mapa.
Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.
Mas, se for usada, deve-se saber que a escala de superfície de um mapa é a escala linear ao quadrado. Exemplo: 1:5.
Resposta: As cores representam a quantidade de habitantes no local. O amarelo na região Norte, representa que é uma região pouco povoada, ou seja, há poucos habitantes por km². Já no estado de Minas Gerais, há alta concentração de pessoas.
O código de cores mostra a velocidade do trânsito na via. Verde: sem trânsito. Laranja: trânsito moderado. Vermelho: trânsito intenso.
As cores nos mapas têm a função de ajudar na identificação dos elementos que o compõe e da interpretação das informações que ali estão representadas.
A cor vermelha significa que, para o dia em análise, houve dificuldades na receção do sinal de TDT (através do canal 56), no local onde a sonda se encontra instalada.
Mais escura provavelmente onde tem mais do que se está falando o mapa e o mais claro o contrário. Ou seja onde tem menos coisas do que se está falando no mapa.
O que as tonalidades mais escuras representam é a maior emissão de dióxido de carbono, enquanto que nas claras tem-se menor emissão.
Amarelo: Área aberta, onde há ausência de árvores. *Geralmente a cor amarela representa praias no Google Maps.
América do Norte, em amarelo; América Central, em vermelho; América do Sul, em azul.
Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. A cor azul representa a Europa; amarela, a Ásia; a preta, a África; a verde, a Oceania; e a vermelha, a América.