Como faço para desbloquear o meu CPF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Somente é possível desbloquear e regularizar o CPF pela internet caso ele esteja “Suspenso”. De outra forma, é preciso comparecer a um posto da Receita Federal para resolver o problema.
O que significa CPF ativo?
A pessoa que tem o CPF regular está com o cadastro sem nenhum tipo de pendência, o que é ótimo! Essas irregularidades podem acontecer tanto nas informações sobre o contribuinte quanto na Receita Federal, quando há débitos fiscais.
Porque o CPF pode ser bloqueado?
Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. ... Isso acontece porque a Receita Federal alinha seus dados com as informações da Justiça Eleitoral.
Qual o significado de CPF cancelado?
CPF cancelado: quando há multiplicidade no cadastro ou por decisão judicial, em casos mais raros, ou quando há perda ou roubo do documento. CPF bloqueado: em situação de dívida com fisco ou qualquer outro débito que esteja protestado em cartório.
O que fazer se meu CPF foi cancelado?
Contudo, o cadastrado precisa saber o que fazer quando o CPF está cancelado, pois, diferentemente das demais situações, não é possível resolver essa pendência integralmente pela internet. É preciso, primeiro, entrar no site da Receita Federal apenas para fazer um agendamento em uma agência física mais próxima.
O que não posso fazer com o CPF bloqueado?
Tanto pela internet ou em uma unidade de atendimento, dependendo da situação cadastral do documento. Com o CPF irregular, a pessoa NÃO pode abrir ou movimentar conta bancária, tirar passaporte, realizar compra e venda de imóveis e adquirir qualquer tipo de financiamento, por exemplo.