EQST

Como Era A Vida Em Esparta A Cidade Militar?

Como era a vida em Esparta a cidade militar?

Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. Um grupo intermediário era os periecos, composto por homens livres que sobreviviam de diferentes ofícios.

Qual grupo que compõe os espartanos os Periecos e os hilotas?

Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada).

Quais os grupos que faziam parte da sociedade espartana?

Os grupos sociais em Esparta eram os os esparciatas, os perieco e os hilotas, sendo o primeiro grupo, os esparciatas, o único com plenos direitos políticos e efetivo poder de decisão na sociedade espartana.

Quais grupos sociais de Atenas possuíam direitos políticos?

Em Atenas, a cidadania era restrita aos homens livres que tivessem nascido na cidade. Assim, estavam excluídos, escravos, estrangeiros e mulheres dessa lista de participantes da democracia ateniense, realizada na Ágora, espaço público de participação política.

Quem fazia parte da sociedade espartana?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Como era a sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Como era formada a sociedade espartana Comente sobre cada classe social?

As classes sociais em Esparta dividiam-se em três: Esparciatas, Hilotas e Periecos. Os Esparciatas eram os próprios espartanos detentores do poder político e militar. Monopolizavam as riquezas e eram detentores das melhores e maiores terras. Os Hilotas eram os escravos e pessoas descendentes dos messênios.

Como era a estrutura da sociedade espartana?

A sociedade espartana era estamental, que é uma Sociedade onde tem seus níveis sociais (estamentos) divididos e hierarquizados, dando total poder aos membros dos grupos superiores, sem a possibilidade de membros de algum grupo passar para outro.

Quais as principais características da sociedade espartana?

A principal característica da sociedade espartana era que, visava a formação militar de seus cidadãos. Ser uma cidade voltada ao militarismo e à preparação para a guerra é a principal característica da sociedade espartana, onde a saúde física era exigida em todas as classes de cidadãos.

Como era a organização política espartana?

Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.

Qual as características de Esparta?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

O que caracteriza a cidade de Esparta?

Esparta era uma cidade-estado situada na planície do Eurotas, na Lacônia, região da península do Peloponeso. ... A principal característica da sociedade espartana era a exaltação dos valores militares. Por isso, havia intensivo treinamento físico dos jovens, a fim de prepará-los para as guerras.

Quais as principais características de Esparta e Atenas?

As principais características de Atenas e Esparta são o fato de que a cidade-estado de Esparta possuía uma economia voltada para a subsistência, sendo fraca a prática do comércio, enquanto que seu modelo de sociedade buscava produzir guerreiros, sendo o governo a monarquia.

Quais as principais características da educação espartana?

A educação espartana era voltada para a guerra, desde cedo os homens eram treinados para serem guerreiros . Era um educação mais voltada aos assuntos militares. Em ambitos femininos, as meninas eras treinadas e submetidas a intensos treinamentos fisicos, para que gerassem filhoes fortes para o exército.

Como era a educação de um espartano?

A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros.

Como era a infância de um espartano?

A primeira ocorria quando a criança tinha entre sete e onze anos de idade e era centrada no treinamento militar básico, com os primeiros conhecimentos sobre manejo de armas e de desenvolvimento corporal através da prática de exercícios, além das medidas iniciais de subserviência e obediências aos superiores.

Como era a educação espartana e ateniense?

Esparta e Atenas deram vida a dois ideais de educação: um baseado no conformismo e no estatismo, outro na concepção, outro na concepção de Paideia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, sociais, alimentaram durante séculos o debate pedagógico, sublinhando a riqueza e fecundidade ora de um, ora de ...

Como era a educação na cidade de Atenas?

A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc.

Como era a educação em antenas?

A educação em Atenas era voltada para a formação integral do indivíduo (ou seja, era tanto uma educação para o serviço militar quanto para a governança, o comércio e as artes, sendo bem mais ampla que aquela oferecida, por exemplo, em Esparta).

Como era a educação ateniense Brainly?

Resposta: A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc.

Como era a educação física para os atenienses?

Sistema ateniense A antiga educação na Atenas clássica consistia em duas partes principais – física e intelectual, ou o que era conhecido pelos atenienses como "gymnastike" e "mousike". Gymnastike era uma educação física que espelhava os ideais dos militares – força, resistência e preparação para a guerra.

Como era o funcionamento da democracia ateniense?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Como era o funcionamento da democracia grega?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.

Qual é a política de Atenas?

Democracia ateniense

Como funcionava a democracia ateniense Brainly?

A democracia ateniense funciona a partir da participação direta da população. Porém, a população que pode participar são somente aqueles que já tem todas as suas necessidades básicas atendidas, excluídos os mais pobres. Ou seja, era um governo dos mais ricos.