EQST

Como Era A Organizaço Social Dos Espartanos?

Como era a organização social dos espartanos?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Como era a vida na sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Como era dividido a sociedade espartana e como era sua organização política?

A sociedade espartana era dividida em três estamentos compostos por esparciatas,periecos e hilotas. Os esparciatas eram homens livres, considerados os mais ricos e poderosos da cidade, que possuíam privilégios econômicos e políticos.

Como era a organização política na cidade de Atenas?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.

Que povo invadiu a região de Esparta?

dórios Os historiadores acreditam que ela foi fundada pelos dórios, que invadiram a Grécia por volta de 1200 a.C. Os dórios são muito conhecidos por terem sido um dos povos que atacaram as cidades micênicas no final do Período Pré-Homérico.

Quais os grupos que formavam a sociedade espartana?

A sociedade espartana estava dividida entre os que participavam da vida política – como os espartanos que compunham a máquina do estado – e os que não possuíam direitos políticos: os hilotas e os periecos.

Como Esparta era conhecida?

Esparta (em grego dórico: Σπάρτα, Spártā; em grego ático: Σπάρτη, Spártē) ou Lacedemônia ou Lacedemónia (Λακεδαίμων, Lakedaímōn) foi uma proeminente pólis (cidade-Estado) da Grécia Antiga, situada nas margens do rio Eurotas, na Lacônia, sudeste do Peloponeso.

Quais as instituições políticas de Esparta?

Além dos dois reis, a política espartana tinha outras três instituições: a Apela, a Gerúsia e o Conselho dos Éforos. A Apela era o local onde a tomada de decisões acontecia, sendo, portanto, uma espécie de assembleia.

Como era Esparta?

Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população. ... Foi uma das grandes disputas por poder da Antiguidade e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta, saiu vitoriosa.

Como era a organização política dos gregos?

A base da organização política dos gregos foi a cidade-Estado ('polis'). Cada 'polis' possuía completa autonomia em relação às demais, tendo seu governo próprio, seu culto local, sua força militar e vida econômica própria. Cada cidade-Estado ('polis') era uma unidade política totalmente independente.

Como funciona a organização social de Atenas?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos.

Onde fica hoje a antiga Esparta?

Lacônia Esparta (em grego Σπάρτη, Spárti) é um município da Lacônia, Grécia.

Quem eram cidadãos em Esparta?

Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada).

Quais eram os grupos sociais que formavam a sociedade espartana e quais eram suas funções nessa sociedade 3 grupos?

Estrutura social e política Exerciam as funções administrativas e militares na cidade-estado. Periecos – Trabalhadores livres, mas sem direitos políticos. Em geral, exerciam funções ligadas ao comércio e pagavam impostos. Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão.

Quais os grupos de maior expressão da sociedade espartana quais as características desses grupos?

Os periecos se caracterizavam como grupo antigo da região, composto por pequenos comerciantes e artesãos. Já os Hilotas se constituíam como o grupo de miseráveis da sociedade, onde trabalhavam nas terras dos esparciatas, não tinham direitos políticos e eram alvos de perseguição e massacre.

Como era o modo de vida dos espartanos?

Os cidadãos espartanos pertenciam à classe social Homoioi e eram minoria em relação às demais classes, a Perioeci, formada por homens livres que se dedicavam a atividades como o artesanato e o comércio, e a Hilota, composta pelos escravos — que cuidavam do cultivo e da produção de alimentos.

Quais eram as duas instituições políticas fundamentais em Esparta?

Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.