A NR-18 apresenta critérios para o dimensionamento das instalações hidrossanitárias, estabelecendo as seguintes proporções e dimensões mínimas:
A Norma Regulamentadora 24 do Ministério do Trabalho e Emprego disciplina preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a proteção à saúde dos trabalhadores.
24.
Então, confira a seguir 10 dicas que podem ajudar você a construir o canteiro, mantê-lo em ordem e ainda aumentar sua eficiência:
Não existe fórmula para calcular o número ideal de funcionários para a empresa, tudo depende do tipo de negócio, da fase em que a empresa se encontra. Analise seu empreendimento, quantas horas ele funcionará por dia para definir a quantidade de pessoal. Capacite seus colaboradores e torne sua empresa profissional.
O primeiro passo é executar o layout do canteiro de obras, ou seja, fazer a disposição física de pessoas, equipamentos e materiais da maneira mais eficiente possível. É um mapa de trabalho que possibilita reduzir ao mínimo as operações dentro do local da construção.
Tipo mais comum em áreas urbanas, o canteiro de obras restrito costuma ter um formato retangular. Caracteriza-se principalmente pela delimitação de uma área cercada por tapumes ou muros, com um portão que dá acesso ao local.
Manter um canteiro de obras organizado e fluido aumenta a segurança, a produtividade do trabalho e ainda diminui o desperdício. Tornando a obra mais eficiente, ao mesmo tempo em que se economiza nos gastos e se mantém fiel ao cronograma planejado.
Obrigatório no Brasil desde 1992, o Mapa de Risco deve ser atualizado sempre que houver alterações no ambiente, prevendo multas altíssimas para o caso de não cumpirmento. O propósito principal do Mapa de Risco na Construção Civil é proteger o trabalhador e garantir a segurança do trabalho no canteiro de obras.
Vermelho: riscos químicos — poeira, gás, fumos, névoas, substâncias químicas em geral; Marrom: riscos biológicos — vírus, bactérias, fungos e demais micro-organismos; Amarelo: riscos ergonômicos — postura, esforço e repetição de tarefas; Azul: riscos de acidentes — incêndio, explosão, choque, quedas, fraturas, etc.
O empregador, por força do contrato de trabalho, está obrigado a dar ao empregado as condições plenas de trabalho, nos aspectos da segurança, salubridade e condições de higiene e conforto.
"É responsabilidade da empresa contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local por ela designado" (grifados).
A fiscalização do trabalho visa garantir o cumprimento, por parte das empresas, da legislação de proteção ao trabalhador, com o objetivo de combater a informalidade no mercado de trabalho e garantir a observância da legislação trabalhista.
Cabe ao Poder Executivo, especialmente por intermédio da fiscalização federal do Ministério do Trabalho e Emprego, a tarefa de orientar e fiscalizar sobre condições de trabalho e reprimir as empresas, aplicando multas, embargando obras e interditando estabelecimentos, setores de serviços, máquinas, equipamentos e ...