Você deve ir podando a ponta superior do pé de mamão. Sem essa guia para subir, ele direciona toda a energia engrossano o tronco, e o pé vai crescendo compacto. É simplesmente cortar sempre….
Os solos mais adequados para o desenvolvimento do mamoeiro são os de textura areno-argilosa, com pH variando de 5,5 a 6,7.
As três mais importantes são: o vírus vírus-da-mancha-anelar do- mamoeiro, no Brasil conhecido como o mosaico-do-mamoeiro; o vírus-da-meleira; e o vírus-do-amarelo mamoeiro; vírus amarelo-letal.
Para plantas que ficam em sítio, a recomendação é arrancar as folhas da parte mais baixa assim que aparecerem as pintas, a fim de evitar que a doença passe para os frutos. Com uso de produto químico, o controle pode ser feito com fungicidas à base de cobre, estrobilurinas e triazois, registrados para a cultura.
Pragas do mamoeiro O ataque do ácaro-branco é mais intenso nos períodos mais úmidos e quentes do ano e para o seu controle recomenda-se aplicar enxofre, de modo que atinja o ponteiro da planta.
O dano é causado pelas larvas da mosca, que se alimentam da polpa do mamão, tornando flácida a região atacada do fruto. Este inseto não é problema, porque não se colhe mamão maduro, porém esta praga é fator de restrição na exportação.
Os fungicidas registrados para a cultura do mamoeiro e com maior eficiência no controle da pinta preta são aqueles à base de difeconazole (triazol), pyraclostrobin (estrobirulina) e Thiophanate-metyl (benzimidazol).
Plantas e frutos muito atacados devem ser eliminados, pois são fonte de multiplicação e disseminação do fungo. Como medida preventiva, pulverize oxicloreto de cobre na dose de 20 gramas diluído em 10 litros de água. Molhar bem as folhas e frutos e repetir até seis vezes no ciclo de produção, em intervalos de 10 dias.
Como retirar as pintas – Dicas de procedimentos O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi. Em seguida, a área cortada é retirada e a microcirurgia termina com pontos, que fecham a região.
Mamão: - A casca deve ser livre de manchas, uma coloração um pouco esverdeada e bastante amarela, pois quanto mais amarela estiver, mais doce e maduro estará. - A textura é preferencialmente macia, mas não muito macia (mamão muito maduro) ou muito firme (mamão verde). - O cheiro tem que ser suave e doce.
Mamão com a casca dura ainda está verde Não importa se você gosta do papaya ou do formosa, já que o importante é ver se ele conta com tons que vão do amarelo ao laranja. Se ele estiver com essa coloração é bem possível que esteja pronto para ser consumido.
Para comercialização e consumo, deve-se colher os frutos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela. O mamão possui uma casca muito fina, facilmente danificável, e pequenas lesões durante o manuseio são portas de entrada para microorganismos.
O mamão é colhido ainda verde, para que não amasse ou estrague durante o transporte. As faixas amarelas em torno da fruta, indicam que é hora de tirar do pé.
O senso comum diz que um mamão papaia está maduro quando apresenta a casca amarela, enquanto a casca verde identifica aquele ainda distante da devida maturação.
A grande diferença entre os dois mamões são o tamanho: o mamão formosa é maior, se você não for comer todo de uma vez ele pode acabar estragando. Já o mamão papaia tem uma quantidade maior de fibras que o formosa. Ambos possuem praticamente o mesmo valor nutricional e fazem parte da família Frutas Doce Mel.
O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias.
O mamão Havaí é popularmente conhecido como mamão papaia. O alimento é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, pode conter até 10 vezes mais quantidade do nutriente que a laranja. ... A papaia contém vitamina A, C e do complexo B. Ainda é rico nos minerais cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio.
Ela só lembra que o formosa, por ser maior, corre o risco de estragar na geladeira. “Por isso, o papaia pode ser uma boa escolha para quem mora sozinho ou não irá dividir a fruta”, indica. Outra saída é comprar o formosa já partido.