A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas: Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente; Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente.
Elas podem ser divididas em alguns tipos, como você pode ver abaixo.
Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.
7 problemas na coluna mais comuns
Não trabalhe com a coluna arqueada, mantenha os objetos de trabalho na altura da cintura para evitar dobrar o corpo e, ao executar alguma atividade em pontos mais baixos, agache ou ajoelhe para manter a coluna vertebral neutra.
A principal dica é manter a coluna ereta e, ao abaixar, sempre flexionar o joelho – nunca a coluna (tronco). Levantar do chão um saco de cimento de 50 kg, por exemplo, não é recomendável. Há sérios riscos de fissurar os discos intervertebrais (eles ficam entre as vértebras da coluna).
Se você cair de costas e sentir uma dor intensa que dificulta a respiração ou a permanência em pé, faça um exame completo por um profissional de saúde imediatamente. O diagnóstico adequado de sua queda e lesão nas costas é fundamental antes de tentar tratá-la por conta própria.