EQST

Como Aderir Ao Acordo Planos Econmicos?

Como aderir ao acordo planos econômicos?

Pelo site poupador poderá aderir ao acordo O poupador ou o advogado vai apenas preencher um formulário com dados pessoais e informações do processo. O único documento que deverá ser anexado é a procuração que autoriza o advogado a representar o poupador.

Quem pode aderir ao acordo poupança?

Podem aderir aqueles que tinham poupança durante a entrada em vigor dos planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991) e foram à Justiça para pedir as diferenças dentro dos prazos. Veja o que muda nos acordos da revisão da poupança.

Quais bancos aderiram ao acordo dos planos econômicos?

Dos 118 mil poupadores beneficiados pelo acordo dos planos econômicos até o fim de março deste ano, 46 mil eram da Caixa Econômica Federal, 25 mil do Itaú, 24 mil do Bradesco, 11 mil do Santander e 11 mil do Banco do Brasil. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.

Qual o prazo para aderir ao acordo dos planos econômicos?

Com a homologação, que foi julgada em sessão virtual encerrada na noite de quinta-feira (28), passa a contar o novo prazo de 60 meses para que os interessados façam a adesão aos termos do acordo.

Como funciona o Plano Collor?

O que foi o Plano Collor? ... A intenção do Plano Collor era controlar a hiperinflação e estabilizar a economia brasileira. Para isso, diversas medidas foram propostas, tais como: congelamento de depósitos em conta corrente e poupança, fim dos incentivos fiscais e substituição da moeda Cruzado Novo pelo Cruzeiro.

Quem tem direito ao acordo dos planos econômicos?

Quem pode aderir ao acordo Têm direito à indenização todas as pessoas que entraram com ações individuais na Justiça contra os bancos até 20 anos após a edição dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991).

Como saber se tem direito a receber o Plano Collor?

Quem tem direito à restituição do Plano Collor?
  1. O financiamento tem que ter sido efetuado com recursos da poupança rural, ou seja, nem todos os financiamentos se enquadram.
  2. O financiamento tem que ter sido pago.
Mais itens...•20 de jul. de 2020

Quando vai pagar as perdas da poupança?

Pela proposta, os pagamentos aos poupadores serão realizados em parcela única em até 15 dias úteis depois da adesão. Advogados de poupadores que iniciaram ações individuais questionam a prorrogação do acordo.

Qual a data do Plano Collor?

O plano era oficialmente chamado Plano Brasil Novo, mas ele se tornou associado fortemente a figura de Collor, e "Plano Collor" se tornou nome de fato, sendo instituído em 16 de março de 1990 (um dia depois de Collor assumir a presidência) e combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para ...

Qual foi o resultado do Plano Collor?

O Plano Collor reduziu a inflação apenas no primeiro mês, mas depois ela voltou a ficar descontrolada. Então foi lançado o Plano Collor II, que aumentou o número de congelamentos, aumentou as tarifas públicas para energia, correios e transporte ferroviário e criou a taxa referencial (TR), para substituir o overnight.

Quando sai o Plano Collor?

O Plano Collor foi o conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), quando foi substituído pelo Plano Real.

Como saber se tenho direito a receber dinheiro do Plano Collor?

Quem tem direito à restituição do Plano Collor?
  1. O financiamento tem que ter sido efetuado com recursos da poupança rural, ou seja, nem todos os financiamentos se enquadram.
  2. O financiamento tem que ter sido pago.
Mais itens...•20 de jul. de 2020

Quem tem direito no Plano Collor?

Quem tem direito à devolução dos valores do Plano Collor Rural? Resposta: Todas as pessoas físicas e jurídicas de todo o país que realizaram contrato de financiamento rural com o Banco do Brasil entre as datas de 01.01.1987 a 30.04.1990 e que terminaram de pagar este financiamento depois 30.04.1990.

Quando foi liberado o dinheiro do Plano Collor?

Do dia 19 de março em diante, correntistas e poupadores, pessoas físicas e jurídicas, só conseguiram sacar 50 mil cruzados novos, cerca de R$ 8,3 mil em valores atuais. O restante seria devolvido, em 12 parcelas iguais, a partir de 16 de setembro de 1991, acrescidas de correção monetária e juros de 6% ao ano.

Como saber se tenho direito ao dinheiro do Plano Collor?

Têm direito à indenização todas as pessoas que entraram com ações individuais na Justiça contra os bancos até 20 anos após a edição dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991). Não há indenização prevista no acordo para o plano Collor 1 (1990).

Como calcular o valor a receber do Plano Collor?

O cálculo deve ser elaborado seguindo os passos abaixo:
  1. Descobrir qual o valor do saldo da conta na data dos expurgos inflacionários;
  2. Atualizar o valor da diferença a contar da data do expurgo para data do cálculo;
  3. Como o saldo de poupança também possuem a remuneração de 0,5% de juros todo mês;
Mais itens...•26 de abr. de 2021

Quanto tempo durou o confisco da poupança?

A restrição ocorreria por 18 meses. Neste período, todo aquele que teve os recursos confiscados, permaneceria com no máximo 50 mil cruzados na conta. O restante do dinheiro sequestrado seria devolvido 1 ano e meio depois, pago em 12 parcelas mensais com correção de juros de 6% ao ano.