EQST

Como A Teofilina Atua?

Como a teofilina atua?

A teofilina atua inibindo as enzimas fosfodiesterases (PDEs). Esta inibição, entretanto, nas doses terapêuticas utilizadas, é fraca e não seletiva. As PDEs apresentam papel importante na regulação da atividade celular.

O que é teofilina e para que serve?

Teofilina é destinado ao tratamento e prevenção de broncoespasmo devido à asma e doença obstrutiva crônica de vias aéreas. Teofilina não é indicado para o tratamento da crise de asma ou broncoespasmo agudo. A Teofilina não deve ser utilizada como fármaco de primeira escolha no tratamento de asma em crianças.

Quais os efeitos colaterais da teofilina?

Alterações do sistema imune: reações de hipersensibilidade. Alterações metabólicas e nutricionais: hipocalemia: hiperglicemia, hiperuricemia, desequilibrio eletrolítico. Alterações psiquiátricas: agitação, inquietação, irritabilidade, nervosismo. Alterações do sistema nervoso: cefaleia, insônia, tremores, convulsões.

Qual a classe da teofilina?

58-55-9 Teofilina/Número CAS

Qual o mecanismo de ação da terbutalina?

A terbutalina é um agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2, produzindo relaxamento do músculo liso bronquial, inibição do edema causado por mediadores endógenos, aumento do movimento mucociliar e relaxamento do músculo uterino.

Para que serve a efedrina?

A Efedrina é um remédio vasoconstritor que ajuda a contrair os vasos sanguíneos do corpo, fazendo aumentar a pressão arterial em casos de queda abrupta da pressão arterial. A Efedrina não pode ser comprado nas farmácias convencionais, pois só pode ser utilizado no hospital sob orientação de um médico.

O que é teofilina anidra?

A teofilina é derivada da xantina e possui efeito broncodilatador, diurético, antiespasmódico e estimulante cardiorrespiratório e é componente ativo da aminofilina.

Qual é a margem terapêutica da teofilina?

A concentração considerada terapêutica para teofilina, quando usada como broncodilatador, normalmente é de 10 a 20 mcg/mL (44 a 111 micromol/L). Níveis maiores que 20 mcg/mL (111 micromol/L) são considerados tóxicos.

Qual o mecanismo de ação do fenoterol?

O bromidrato de fenoterol é um agente simpaticomimético de ação direta, estimulando seletivamente os receptores beta2, em doses terapêuticas. A estimulação dos receptores beta1 ocorre em dose mais alta. A ocupação de um receptor beta2 ativa a adenilciclase por meio de uma proteína estimulante Gs.

Qual a farmacodinâmica do salmeterol?

Mecanismo de ação e efeitos farmacodinâmicos O salmeterol é um agonista seletivo de ação prolongada (12 horas) do receptor β2-adrenérgico; apresenta uma longa cadeia lateral que se liga ao sítio externo do receptor.

Como usar a efedrina para emagrecer?

Assim, na primeira semana, utilize 30mg de efedrina (15mg pela manhã, 15mg à tarde). Se você tolerar bem os efeitos e estiver à vontade, prossiga ao incremento na segunda semana: utilize 45mg de efedrina (30mg pela manhã, 15mg à tarde).

Como a efedrina age no organismo?

Os efeitos da efedrina são de vasoconstrição e estimulação cardíaca, acarretando a elevação aguda da pressão arterial e da freqüência cardíaca, além de midríase, insônia, vertigem, cefaléia e ansiedade.

Qual o órgão que metaboliza a teofilina?

A teofilina é metabolizada principalmente no fígado . Os rins constituem a principal via de eliminação, sendo 8% da dose excretada inalterada, enquanto que 40% é excretada como ácido dimetil úrico, 36% como 3-metil xantina e 16% como ácido 1- metil úrico.

Para que serve as xantinas?

Xantina é um composto orgânico encontrado na urina e em tecidos do corpo humano, encontrada também em algumas plantas. ... Os derivados da xantina são utilizados como estimulantes cerebrais, ou estimulantes psicomotores.

O que é margem terapêutica?

Margem terapêutica, f. Relação entre a dose máxima tolerada e a dose terapêutica (dose tóxica/dose terapêutica). Nota: Em farmacologia clínica, este termo é empregado como Equivalente de Índice Terapêutico. É a relação entre a dose máxima tolerada, ou também tóxica, e a dose terapêutica (dose tóxica/dose terapêutica).

Qual a função do fenoterol?

Bromidrato de Fenoterol é um broncodilatador eficaz para uso em asma aguda e em outras condições nas quais haja constrição reversível das vias aéreas, tais como bronquite obstrutiva crônica (com ou sem enfisema pulmonar).

Qual o mecanismo de ação do brometo de ipratrópio?

Mecanismo de ação O ipratrópio atua bloqueando os receptores muscarínicos no pulmão, inibindo a broncoconstrição e a produção de muco nas vias aéreas. É um bloqueador muscarínico não seletivo e não se difunde no sangue, o que previne a aparição de efeitos colaterais sistêmicos.