Estrutura do corpo de um cnidário Os cnidários, também conhecidos como celenterados, apresentam uma estrutura corporal relativamente simples, a qual lembra um grande saco. Esses animais possuem simetria radial, ou seja, partes similares do corpo estão organizadas e repetidas ao redor de um eixo central.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Cnidócitos ou cnidoblástos são as células típicas dos cnidários, que produzem o nematocisto, que é o "órgão" de defesa e ataque destes animais. Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos[1].
Os cnidócitos são células urticantes presentes em alguns invertebrados, principalmente em seus tentáculos. Eles tem maior função de defesa ou caça, pois quando são perturbados, liberam toxinas capazes de afastar o agressor e até matá-lo.
Sistema digestório: Os cnidários possuem um sistema digestório incompleto, uma vez que não possuem ânus. ... Dessa maneira, a digestão dos cnidários é tanto extracelular (fora das células, dentro da cavidade digestória), como intracelular. Os restos de alimento não utilizados são eliminados pela boca.
cnidócito
Células urticantes são um tipo de célula especializada responsável por liberar substâncias tóxicas quando estimuladas, isto é, quando entram em contato com uma presa. Como células urticantes, temos os cnidoblastos ou cnidócitos. Este tipo de célula é encontrado em água-viva, anêmona do mar e em hidras.