Por isso, as principais características da arte renascentista na arquitetura era a ordem arquitetônica. Usava-se de arcos de voltas perfeitas e a simplicidade na construção era a palavra-chave. Na arte renascentista, a escultura e pintura, foram despreendidas da arquitetura.
A definição de Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV e funda um espírito forjado de ideais novas e forças criadoras.
Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.
O neoplatismo renascentista veio atribuir um novo valor à beleza ao reconhecê-la como sinal exterior e invisível de uma “bondade” interior e invisível. A beleza já não é considerada um trunfo perigoso, mas antes um atributo necessário do carácter moral e da posição social.
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). ... O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana.
Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. ... O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.
Voltando a valorizar o corpo feminino, o modelo de beleza do Renascimento supunha mulheres mais cheinhas, de ancas largas e seios generosos - o que se manteria até o final do século XVIII. ... O ideal de corpo era forte e esbelto, favorecendo uma visão poderosa dessas mulheres. Outro atributo valorizado eram os seios.
Anos 1980. Mulheres: a era do culto ao corpo trouxe Madonna como um dos maiores símbolos. Por isso, cores e extravagâncias estavam liberadas, com muita estampa, calças leggings, tops e cabelos armados. Homens: já o ideal masculino passou a ser o da elegância, com cabelos bem curtinhos e barba feita.
Na Grécia Antiga, as regras de beleza eram todas muito importantes. ... Naquela época, um homem grego de lábios carnudos e queixos protuberantes sabia duas coisas: que sua beleza era uma dádiva (um presente dos deuses para dizer o mínimo) e que seu exterior escondia um interior ainda mais perfeito.
O termo grego mais próximo para beleza ou belo é Kalón: significa aquilo que agrada, que suscita admiração, que atrai o olhar. Os gregos antigos, contudo, não tinham uma definição clara sobre o que é beleza.