Entre os sintomas das fraturas faciais está a dor, o adormecimento do queixo, dos lábios, da língua, do nariz, a dificuldade em movimentar a boca e lacerações profundas sobre os ossos.
Uma fratura da parte média da face pode ser tratada cirurgicamente, mas é habitual realizar uma intervenção cirúrgica se a fratura causar problemas além de dor e inchaço, como deformidade facial.
Traumatismos dentários e maxilofaciais. Fraturas dentárias ou de ossos da face são causados por acidentes, agressões ou quedas, e necessitam tratamento não apenas para recuperar a aparência, mas também devolver funcionalidade à região afetada.
Como o médico trata a fratura da mandíbula ? Os princípios básicos para o tratamento da fratura mandibular consistem em redução, contenção e imobilização dos segmentos fraturados, permitindo que o osso cicatrize na posição correta.
Radiolúcidas: são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X. Radiopacas: são imagens de estruturas que possuem maior poder de absorção dos raios X. ... A classificação de uma imagem em radiolúcida ou radiopaca se faz através da comparação com a densidade de áreas próximas que servirão de fundo para a imagem.
Maxila. Esse osso constitui a maior porção da face e nele se insere a maior parte do tecido muscular, responsável pelas expressões faciais. Assim como os ossos nasais, ele também se conecta a todos os ossos da órbita (exceto o osso frontal).
Ossos zigomáticos Os zigomáticos são os ossos que formam as proeminências das bochechas, ou malares. Eles possuem uma grande comunicação com as maxilas, inclusive se encontram apoiados a elas. Além disso, formam grande parte das cavidades orbitárias, como parte do assoalho e as laterais.
A mandíbula é o único osso que tem articulação móvel na face. É essa mobilidade que nos permite a fala e a mastigação.