A maioria das folhas apresentam limbo, pecíolo e bainha, sendo que algumas delas podem apresentar também estípulas. O limbo é a folha em si, e o pecíolo e a bainha são estruturas pela qual a folha se prende ao caule.
Forma do Limbo Lanceolada: lâmina foliar longa e relativamente estreita, semelhante à ponta de uma lança. Espatulada: folha relativamente longa e com extremidade alargada, semelhante à uma espatula. Arredondada: Agrupou-se aqui todos os padrões onde o limbo é de alguma forma circular.
Significado de Limbo substantivo masculino No exterior de algo; margem, borda, rebordo. [Figurado] Estado do que se encontra esquecido; negligenciado ou indefinido. [Figurado] Condição de dúvida; indecisão, incerteza.
A lâmina foliar caracteriza-se por ser achatada e larga. Tal forma otimiza a captação de luz e gás carbônico. A lâmina é de grande importância na identificação do vegetal, pois em cada planta apresenta características específicas de forma, tamanho, tipo de margem, ápice, base, ausência ou presença de tricomas, etc.
O formato laminar é para aumentar a eficiência da captação solar; Pecíolo: O cabo que liga a folha ao caule, dando suporte e sustentação; Bainha: Encontrada geralmente nas monocotiledôneas. É uma expansão da folha que se liga ao caule podendo até recobrir o pecíolo.
A fotossíntese acontece nos cloroplastos e é graças à clorofila que esse processo se torna possível. A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.
Parte superior de uma página ou livro. É também chamada de cabeçalho, e tem a função de indicar algumas constâncias gerais (autor, título do livro) ou parciais (capítulos, itens) da obra para melhor orientar o leitor.
Os tecidos que compõem a estrutura da folha são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema (Figura 1).