Quando se trabalha com equipamentos trifásicos, fica fácil a definição da rede, pois ela será 220V trifásica (comumente dita três fases de 127V) ou 380V trifásica (comumente dita três fases de 220V).
O Consumidor monofásico tem a entrada de energia em dois condutores, fase e neutro em 127 V, conhecido como 110V. O bifásico recebe alimentação por três condutores, duas fases e um neutro.
Tensões trifásicas são produzidas por um gerador CA de três fases, basicamente constituído por: - imã que gira ou rotor; - enrolamento estacionário ou estator.
No sistema trifásico, a rede elétrica é composta por quatro fios: três fases e um neutro.
No sistema trifásico, a rede elétrica dispõe de quatro condutores, três condutores de fase (R, S, T) e um condutor neutro. O sistema elétrico é caracterizada por três ondas monofásicas que trabalham juntas, sendo que as fases estão defasadas no tempo de 120 graus. ...
Tensão trifásica no Brasil - 220V e 380V Nos sistemas trifásicos a distribuição é feita a 4 fios, 3 dos quais possuem tensão ( R, S e T) e um neutro. ... Por exemplo, na tensão 127/220V o valor 127 é obtido quando se mede a tensão entre fases R e o neutro; o valor 220V é obtido quando se mede a tensão entre R e S.
220V e 380V
Esses são os tipos de fornecimento de energia:
Mas antes, um rápida explicação:
No entanto, a maior parte dos apartamentos e casas ficam bem servidos com a ligação monofásica, já que o consumo de energia residencial normalmente não ultrapassa a quantidade de quilowatts suportada por esse tipo de rede.
A taxa mínima é regulado pela Resolução nº 414 de 2010 e tem valores diferentes para os 3 padrões de conexão: Monofásico, o consumidor paga uma taxa mínima equivalente a 30 kWh (quilowatts-hora). Bifásico, a taxa mínima é equivalente a 50 kWh. Trifásico, o custo de disponibilidade é equivalente a 100 kWh.
Prevista na regulação setorial, a Conta Mínima estabelece o valor mínimo da conta de energia que o cliente poderá ser faturado pela distribuidora, definido em R$ 40,00. Os clientes que receberem uma conta de energia com valor inferior a R$ 40,00 passarão a receber da concessionária a "Conta Mínima".
Em “Entenda a sua Conta”, os clientes encontrarão uma explicação dos itens que mais interferem no valor da tarifa, seja para o aumento ou redução. Já em “Composição da sua Conta”, vai poder ver informações relacionadas ao porcentual pago para cada item que compõe o valor final da fatura.