Para complementar a sua formação, o aluno deve cursar disciplinas optativas em um total de 48 créditos-aula, que totalizem o número de créditos-aula mínimo de 160. Disciplinas optativas não devem superpor conteúdos já cursados e aproveitados no histórico escolar do aluno.
Optativas - As disciplinas optativas são aquelas de livre escolha do aluno para compor o seu currículo de forma a atender uma formação mais personalizada do profissional que está sendo formado.
As optativas devem compor a matriz curricular do curso e computar horas aula da carga horária total e as eletivas são matérias que não compõem a grade curricular da graduação.
As disciplinas optativas, por serem parte de um elenco de unidades de estudos necessárias para a integralização dos cursos tradicionais (bacharelado e licenciaturas), e portanto obrigatória, terá assim sua cobrança ocorrida na mensalidade do aluno no decorrer do semestre em que estiver vigente.
As inscrições em disciplinas optativas do próprio curso ou em disciplinas isoladas de outro(s) são realizadas por meio de solicitação em requerimento próprio, junto à Secretaria.
Conforme a resolução CEG 02/2003, Título III - atividades acadêmicas obrigatórias são as que o aluno precisa obter aprovação para se formar, as atividades optativas são aquelas que integram uma área de conhecimento e que se encontram elencadas no currículo, de modo que o aluno possa escolher algumas para obter um ...
Para ser aprovado, o estudante deverá obter uma Média Final (MF) maior ou igual a cinco, conforme o cálculo, onde, (PF) é a nota da Prova Final. As condições necessárias para que o estudante se submeta ao Exame Final estão exemplificadas nos casos a seguir.
Antes do Presente, termo arqueológico. Ap.
Os Estudos Disciplinares são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Instituição, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
Um PIM mal desenvolvido pode acarretar a reprovação nas matérias do bimestre, isso por que, a nota do PIM é utilizada para cálculo das médias das disciplinas. O PIM deve ser realizado seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Caso o aluno não siga as regras, ele poderá ser reprovado.
A DP acontece quando o aluno não consegue atingir a média mínima em uma ou mais disciplinas ao final do semestre e não consegue avançar totalmente para o próximo. Por isso, fica devendo a conclusão de uma disciplina.
Acesse o endereço: http://entregapim.ead.unip.br • Digite LOGIN (número de sua matrícula – “RA”) e sua SENHA (mesma utilizada para acesso à Secretaria Virtual) • Clique em ENTRAR. 3º PASSO: ENVIAR ARQUIVO Neste item “enviar arquivo”, o aluno (líder) deverá procurar o seu arquivo (Projeto) para que seja anexado.
Na Universidade Paulista (Unip), a média de pontos para aprovação é 7. Para conseguir essa nota, o aluno é submetido a duas avaliações, a prova bimestral 1 (B1) e prova bimestral 2 (B2) e a média das duas notas tem que ser igual ou maior que 7 para que o aluno seja aprovado, isso em todas as matérias cursadas.
Agora é 20%.
I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre. II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
Na Unip, para passar para o 2.º semestre, o aluno pode ficar de dependência em um número ilimitado de disciplinas. Nos semestres seguintes, só pode ficar de DP em 5 disciplinas. À medida que o curso se aproxima do fim, o limite cai para 3. No penúltimo semestre, só passa quem não teve nenhuma DP.