Vencedor do Campeonato Brasileiro e da Libertadores deste ano, o Flamengo foi o grande protagonista no Mercado da Bola em 2019 no futebol nacional. O clube rubro-negro trouxe nomes de peso para montar seu elenco e, com isso dominou o ranking das dez contratações mais caras da temporada com quatro nomes na lista, incluindo os dois primeiros: Arrascaeta e Gerson.
Na única final continental que tinha alcançado até então, no ano de 1981, o Flamengo teve como adversário o Cobreloa (Chile). Naquela ocasião o título ficou com os rubro-negros, que derrotaram os chilenos, também em um dia 23 de novembro, por 2 a 0, ambos do camisa 10 Zico.
O Palmeiras repatriou o defensor da Fiorentina no meio da temporada, e ele teve atuações sólidas no segundo semestre, apesar do desempenho bastante irregular do time. Ao lado de Gustavo Gómez, Vitor Hugo formou uma dupla de zaga sólida e foi um dos acertos do alviverde em 2019.
Com isso, surgia a possibilidade de repetir o que aconteceu em dezembro de 1981, quando a taça ficou com um Flamengo que, comandado pelo craque Zico, venceu por 3 a 0 no estádio Nacional de Tóquio.
objetivo do teste é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS, de acordo com o Inep.
Estudioso e promotor de um futebol moderno, Jorge Jesus mudou completamente a forma de o time da Gávea jogar no decorrer da temporada. De equipe que vacilava em momentos decisivos, ele fez o Flamengo se tornar um time dominante, que impõe sua proposta de jogo e dá poucas chances ao adversário.
Mas a competição na qual o time da Gávea brilhou com maior intensidade foi no Campeonato Brasileiro. Além de garantir mais um título para sua sala de troféus, quebrou inúmeros recordes na competição.
Após uma temporada de sucesso pelo Athletico Paranaense, Pablo viu o São Paulo investir alto por seu futebol para 2019. O atacante não conseguiu render tudo o que podia por causa de vários problemas físicos que teve ao longo da temporada, que o tiraram de combate e o deixaram sem ritmo durante muitos momentos importantes do ano.
Ainda sob o comando do técnico Abel Braga, o Flamengo iniciou o ano com a conquista do seu 35º título do Campeonato Carioca. Na partida final, diante do Vasco, os gols da vitória foram marcados pelo volante Willian Arão e pelo atacante Vitinho.
Precisando de um atacante de velocidade, o Palmeiras pagou caro para tirar Carlos Eduardo do Pyramids, do Egito, mas a contratação acabou se tornando um dos principais pontos de crítica ao então diretor de futebol Alexandre Mattos. O jogador não conseguiu ter boas atuações com a camisa alviverde e terminou o ano com pouquíssimo espaço no elenco.
Pesquisadora Maíra Brito lembra que o samba nasceu nos terreiros antes de chegar ao Rio de Janeiro. Programa Caminhos da Reportagem traz especial sobre o estilo neste domingo (3).
Mais um destaque da temporada vitoriosa do Flamengo, o zagueiro foi contratado do São Paulo, clube onde passou boa parte do ano passado encostado. Ao lado de Léo Duarte no primeiro semestre e de Pablo Marí no segundo, Rodrigo Caio foi um dos melhores da posição no país em 2019.
Talvez a grande "pechincha" da temporada tenha sido o valor pago pelo Flamengo para tirar Bruno Henrique do Santos. Após um ano complicado na carreira, em que pouco jogou por causa de um problema no olho, o atacante fez uma temporada espetacular pelo Rubro-negro, tendo sido eleito o craque tanto do Brasileirão quanto da Libertadores.
Presidente destacou ainda que quatro maiores fundos ambientais têm saldo de mais de U$S 10 bilhões, mas que países pobres não conseguem acessá-los por barreiras burocráticas.
Rodriguinho foi contratado do Pyramids, do Egito, como uma das esperanças do Cruzeiro para a temporada. Mas após um início animador, ele sofreu uma lesão grave no joelho em maio e não entrou mais em campo, não conseguindo ajudar na luta fracassada da Raposa contra o rebaixamento no Brasileirão.
Presidente participou, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de reunião com representantes de povos e chefes de Estado de países com florestas, como o presidente da França, Emannuel Macron.
A única frustração da equipe carioca no ano ficou por conta do Mundial de Clubes. Desde a conquista do título da Liga dos Campeões pelo Liverpool, a torcida do Flamengo passou a sonhar com a reedição da decisão do Mundial de 1981. E esse sonho pareceu mais perto de se realizar após a conquista da Libertadores.
O meia peruano veio do Krasnodar, da Rússia, a pedido de Jorge Sampaoli para ser o maestro do Santos em 2019, mas acabou sendo um "mico" para o Peixe. Com problemas extracampo, chegou a ficar fora dos planos do treinador já no meio da temporada e praticamente não contribuiu em nada para a equipe que terminou o ano com o vice-campeonato nacional.
A pedido de Cuca, o São Paulo foi buscar Tchê Tchê no Dynamo de Kiev, da Ucrânia. O meio-campista encaixou rapidamente na equipe tricolor e foi titular durante praticamente toda a temporada, ajudando o time a conquistar a vaga para a Libertadores do ano que vem.