Quando Utilizar Corticoide No Tratamento Da Chikungunya?

Quando utilizar corticoide no tratamento da chikungunya

Nas fases subaguda e crônica, o uso de corticóides está indicado apenas para os casos com dor articular não responsiva a AINE (Anti-Inflamatórios Não Esteroidais) e analgésicos, em pacientes com dor moderada a intensa, poliarticular e debilitante.

Sintomas

A fisioterapia também é recomendada para controlar os sintomas da chikungunya crônica e melhorar a movimentação das articulações por meio de exercícios e alongamentos orientados pelo fisioterapeuta. 

Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendada a fisioterapia. Em caso de suspeita, com o surgimento de qualquer sintoma, é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico e prescrição dos medicamentos, evitando sempre a automedicação. Os tratamentos são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tratamento para chikungunya crônica

Tratamento para chikungunya crônica

Para os casos onde haja evidência de processo inflamatório articular, com dor associada a edema (não é habitual à presença de sinais flogístico como calor e rubor), pode ser iniciado corticosteroide na forma oral.

O tratamento para chikungunya aguda normalmente envolve medidas, como ingerir bastantes líquidos e evitar esforços, e medicamentos como antitérmicos e analgésicos para aliviar sintomas como dor e febre.

A medicação padrão para uso oral é a prednisona. Esta medicação, dependendo da dose, terá efeito predominante anti-inflamatório (dose menor ou igual a 0,5 mg/Kg de peso/dia), dose intermediária entre ação anti-inflamatória e início de ação imunossupressora (maior que 0,5 mg até dose menor que 1 mg/kg de peso por dia) e dose predominantemente imunossupressora independente de sua ação anti-inflamatória (dose maior ou igual a 1 mg/kg de peso/dia).

Quanto tempo para curar a Chikungunya

São critérios de exclusão para uso de corticosteroides: pacientes portadores de diabetes, hipertensão de difícil controle, passado de fratura por osteoporose documentada, transtorno de humor bipolar, insuficiência renal crônica em diálise, Cushing, Obesidade grau III, arritmias e coronariopatias.

Embora medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, diclofenaco ou AAS, algumas vezes também possam ser indicados, não são recomendados nos primeiros 14 dias de sintomas devido ao risco de sangramentos, caso ainda exista suspeita de dengue.

Os sinais de melhora da chikungunya incluem a diminuição de sintomas, como dor nas articulações, febre, manchas vermelhas na pele e enjôo, e surgem quando o organismo começa a eliminar o vírus.

Tratamento

Tratamento

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Embora não exista um tratamento específico para chikungunya, em caso de suspeita é importante consultar o clínico geral ou infectologista, podendo ser indicados medicamentos e fisioterapia para aliviar os sintomas.

Diagnóstico

As principais sequelas da Chikungunya são a dor nas articulações, que pode persistir por anos em alguns casos, inchaço em partes do corpo e dificuldade de movimentar as articulações. Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar na realização das tarefas diárias.

Esta doença é causada pelo vírus Chikungunya e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, podendo causar sintomas, como dor e dificuldade de movimentação nas articulações, que podem persistir por mais de 3 meses. Entenda melhor o que é chikungunya.

Já os sinais de piora incluem a persistência de sintomas, como febre, náusea ou vômitos, por mais de 5 dias, piora da dor nas articulações ou músculos, confusão mental e sangramentos, por exemplo, sendo importante procurar a emergência para uma avaliação.

Tratamento para chikungunya aguda

A chikungunya geralmente melhora em cerca de 1 a 2 semanas após o início dos sintomas, mesmo sem tratamento específico. No entanto, algumas vezes a dor pode demorar até 6 anos ou mais para melhorar, podendo ser indicado o uso de medicamentos para dor por um longo período. Veja os sintomas da Chikungunya e sua duração.

Os remédios mais indicados pelo médico para tratamento da chikungunya na fase aguda, que corresponde aos primeiros 14 dias da doença, são analgésicos como paracetamol e/ou dipirona para controlar a febre, a dor nos músculos e nas articulações. 

É uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) e o Aedes aegypti (Organizacion Panamericana de la Salud, 2011). O vírus chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante onda epidêmica em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. Esta arbovirose também pode se manifestar de forma atípica e/ou grave, sendo observado óbitos.

Quanto tempo dura a fase aguda da chikungunya?

A fase aguda dura aproximadamente sete dias, podendo variar de três a dez dias, já a fase subaguda pode haver ausência da febre e persistência ou agravamento da artralgia. Para ser classificada como fase crônica, é preciso que os sintomas persistam por mais de três meses, após o início da doença.

Quais são os sintomas da Zika e da chikungunya?

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Como é transmitida a dengue Zika e chikungunya?

Como as pessoas são infectadas pelo vírus zika? O vírus zika é transmitido primariamente às pessoas por meio da picada de um mosquito Aedes infectado, que também pode transmitir chikungunya, dengue e febre amarela.

O que é zica vírus chikungunya?

Zika e chikungunya são doenças com muito em comum: além de circularem no Brasil, são transmitidas pelo mesmo vetor – o mosquito Aedes aegypti – e podem apresentar sintomas semelhantes, incluindo febre, manchas vermelhas e coceira na pele, dores nas articulações e vermelhidão nos olhos.

Quais as formas de transmissão da chikungunya?

A transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, que em cidades é principalmente pelo Aedes aegypti e em ambientes rurais ou selvagens pode ser por Aedes albopictus.