Quando O Superego Dominante?

Quando o Superego dominante

Sobre o superego, podemos afirmar que a assertiva está totalmente correta, tendo em vista que o superego é um fator decisivo nas ações da vida cotidiana, podendo colocar o indivíduo nas piores situações. Por isso a letra correta é a A)

Se o ego for capaz de moderar adequadamente entre as exigências da realidade, o ID e o superego, surge uma personalidade saudável e bem ajustada. Freud acreditava que um desequilíbrio entre esses elementos levaria a uma personalidade desadaptativa.

O que era o superego para Freud?

O termo ego é frequentemente usado informalmente para sugerir que alguém tem um senso inflado de si mesmo. No entanto, o ego na personalidade tem um efeito positivo. É a parte de sua personalidade que o mantém fundamentado na realidade e evita que o ID e o superego o puxem para longe demais em direção aos seus impulsos mais básicos ou virtudes moralistas. Ter um ego forte significa ter um forte senso de autoconsciência.

A teoria da personalidade de Freud e seus conceitos sobre o id, o ego e o superego são importantes na medida em que norteiam o entendimento sobre os comportamentos humanos nas diversas circunstâncias do cotidiano, além de serem um dos mais importantes referenciais na identificação e no tratamento de patologias psíquicas.

Resposta

Resposta

Totalmente inconsciente e relacionado aos instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes, o id representa a busca constante do prazer, pois é a fonte da libido, entendida como a energia psíquica. Desconhece os valores morais e éticos, a lógica e a razão. Tudo é urgente, não espera, não planeja, busca soluções imediatas para situações tensas e estressantes. Não aceita bem frustrações e não se inibe. Não tem contato com a realidade. Impulsivo, cego e antissocial. Não distingue certo e errado, consequências, tempo e espaço. Nele estão também os impulsos sexuais. É aquela voz na nossa cabeça que diz: “Se tem vontade, faça!”.

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.

O superego atua nos três níveis de consciência do indivíduo. Ele é um norteador sobre o que está certo e o que está errado, fornecendo diretrizes para julgamentos, avaliações e críticas. Divide-se em dois subsistemas: o ideal do ego, que determina o bem a ser buscado, e a consciência moral, que estabelece o mal a ser evitado. Ele é a voz na cabeça que diz: “Você não deve fazer isso, pois não é certo”.

Novas perguntas de Psicologia

O superego tenta aperfeiçoar e civilizar nosso comportamento. Suprime todos os impulsos e lutas inaceitáveis do ID para fazer o ego agir de acordo com padrões idealistas, em vez de princípios realistas. O superego está presente no consciente, pré-consciente e inconsciente.

Além do mais, o ego é responsável pelo lado científico do indivíduo, pela interpretação e pela ação no mundo exterior à mente. É ele que possibilita uma mente atenta, focada e concentrada. Permite ao indivíduo que responda quem ele é, sendo sua personalidade explícita à sociedade. Ele é a voz na cabeça que diz: “Avalie e decida pelo adequado”.

O que são id, ego e superego?

O que são id, ego e superego?

Entretanto a forma como o ego funciona interfere no comportamento e nos relacionamentos interpessoais. Assim, um ego inflado ou exagerado pode levar o indivíduo a se tornar narcisista, com sentimentos de superioridade, incapacidade de aprender e ouvir suas próprias críticas. Pode ocultar frustrações, traumas e dores, denunciando alguém em condição de sofrimento que ele deseja omitir. Então esse tipo de ego é incapaz de ser espontâneo. Em contrapartida, quando o ego é muito frágil, ele torna o indivíduo submisso, suscetível à exploração e ao bullying, com baixa autoestima e medo de não ser aceito pelo outro ou por um grupo social.

O ego também descarrega a tensão criada por impulsos não atendidos por meio do pensamento do processo secundário, no qual o ego tenta encontrar um objeto no mundo real que corresponda à imagem mental criada pelo processo primário do ID.

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.

Como se desenvolve o superego?

Embora o ego tenha um trabalho difícil a fazer, ele não precisa agir sozinho. A ansiedade também desempenha um papel em ajudar o ego a mediar entre as demandas dos impulsos básicos, valores morais e o mundo real.

No entanto, atender imediatamente a essas necessidades nem sempre é realista ou mesmo possível. Se fôssemos governados inteiramente pelo princípio do prazer, poderíamos pegar as coisas que queremos das mãos de outras pessoas para satisfazer nossos desejos.

Como Freud explica id ego e superego?

Porém, se estiver em desequilíbrio, quando o id é dominante e o superego muito reduzido, o indivíduo não apresenta remorso ou culpa, portanto não tem consciência moral, o que caracteriza os psicopatas ou sociopatas, como atualizado o termo. Já com um superego dominante ou hiperativo, o indivíduo pode ser extremamente moralista e alienado, incapaz de ceder e excessivamente radical.

Superego é o aspecto moral da personalidade do indivíduo, de acordo com a Teoria da Psicanálise de Sigmund Freud. O superego é responsável por “domar” o Id, ou seja, reprimir os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais.

Contrariamente ao id, o ego tem como base o princípio da realidade, sendo esta adquirida no meio sócio-histórico-cultural, pois precisa satisfazer os desejos do id, porém dentro das convenções ou de forma adequada e adaptada. Assim, ele pondera para que não haja constrangimentos, inadequações, violações legais etc. Ainda lida com os impulsos, de modo que a ação seja adequada ao meio no qual o indivíduo está inserido.

Quando o superego é dominante?

A teoria de Freud fornece uma conceituação de como a personalidade é estruturada e como os elementos da personalidade funcionam. Na visão de Freud, um equilíbrio na interação dinâmica do ID, ego e superego é necessário para uma personalidade saudável.

É importante destacar que essas três partes se entrelaçam numa variedade de funções e processos dinâmicos do indivíduo. Portanto, mesmo estando no nível inconsciente, o id pode vir à tona, pois há certa flexibilidade e uma movimentação entre os níveis mentais.

Qual a diferença entre o ID ego e superego?

Qual é a diferença entre o Ego e Superego? O Ego opera sobre o princípio de realidade enquanto que o Superego opera no princípio da moralidade. O Ego faz um indivíduo concentrado unicamente na realidade que faz com que ele seja egoísta, mas o Superego faz com que um indivíduo seja altruísta.

Qual a correlação entre os subsistemas id ego e superego?

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano. O Id é regido pelo “princípio do prazer”. ... O superego é o componente inibidor da mente, atuando de forma contrária ao id.

O que é o ID em psicologia?

Id (em alemão es, "ele, isso") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. ... De acordo com alguns autores, o id é inconsciente.

Em que consiste o superego?

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.

Porque o Superego é considerado o herdeiro do complexo de Édipo?

A partir do declínio do complexo de Édipo é que ocorre a formação do superego, ou seja, a internalização das regras, normas e valores. ... Romper a fantasia de um amor com a mãe para o menino, lhe garante uma formação da moral e uma identificação com seus pais.

Quando se forma o superego?

Considerado como herdeiro do complexo de Édipo, o superego começa a se constituir a partir do momento em que a criança renuncia ao pai/mãe, como objeto de amor e ódio. Nesse momento a criança se desprende da figura dos pais e começa a valorizar a interação com outras pessoas.

Qual é o significado da palavra subconsciente?

A palavra subconsciente é usada no ramo da psicologia para definir o que está fora da consciência.

Qual é a diferença entre consciente e subconsciente?

A mente consciente por meio da fala, imagens , escrita , movimentos e pensamentos se comunica com o mundo interior e exterior. ... Enquanto que o mente subconsciente , é responsável por nossas memórias de longo prazo e todas as nossas emoções e hábitos de nossa vida toda .

O QUE É imagens subconsciente?

O cérebro trabalha com imagens, e, portanto, nosso subconsciente (aquelas informações que estão acessíveis mediante esforço deliberado) também funciona dessa forma. ... Mas se explorarmos nossas imagens, poderemos ter a percepção de que elas trazem muito mais informação do que apenas o que um dos sentidos nos confere.

Para que serve o subconsciente?

O subconsciente é responsável pela maior parte das decisões que tomamos diariamente. Mesmo as decisões que você acredita ter tomado conscientemente, podem ter sido tomadas no subconsciente e todo esse tempo de racionalização serve apenas para encontrar uma justificativa.

É possível acessar o subconsciente?

Ler bons livros, estudar sobre assuntos relacionados a alegria, prosperidade, bem estar e espiritualidade é também uma excelente forma de acessar o subconsciente. De fato, essas informações têm um elo direto com o nosso lado direito do cérebro.

Como funciona o nosso subconsciente?

Nosso subconsciente funciona como uma espécie de transmissor de mensagens ou estímulos que processamos em um nível consciente e que ativam certos padrões de comportamento sem que sejamos conscientes deles.

Como impregnar o subconsciente?

Aqui estão as top 5 maneiras de reprogramar sua mente subconsciente, que você pode aplicar agora para mudar sua mente e mudar sua vida.

  1. 1# Hipnose e Auto-hipnose. A hipnose trabalha diretamente com a mente subconsciente. ...
  2. 2# Visualização. ...
  3. 3# Afirmações. ...
  4. 4# Programação Neolinguística (PNL). ...
  5. 5# Áudios subliminares.

Como atrair uma pessoa com o poder da mente?

Separe uma toalha e diga que é para seu amado usar. Ao ir dormir, deixe um espaço na sua cama e fale, aqui é para ele (a). Planeje uma viagem a dois, entre em sites de empresas de turismo e procure lugares que você quer ir com a pessoa. Faça isso tudo como se estivesse certo que você vai estar com ela daqui a um tempo.

Como desligar o cérebro na hora de dormir?

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

O que é bom para relaxar e dormir?

Dicas de relaxamento para dormir

  1. Inspirar e Expirar. ...
  2. Imagine-se dormindo profundamente. ...
  3. Faça uma lista antes de dormir. ...
  4. Exercite-se durante o dia para relaxar de noite. ...
  5. Contraia seus dedos dos pés em técnica de relaxamento. ...
  6. Se mantenha presente no momento. ...
  7. Experimente técnicas de mindfulness para relaxar.