Quando um smartphone não reconhece o chip, fica impossível realizar funções simples como fazer ligações e receber ou enviar SMS, o que pode ser um grande transtorno para o usuário. Por isso, confira a seguir o que fazer quando seu celular não reconhece o chip e colocar um fim - de uma vez por todas - nessa situação.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.
Se o problema com o chip começou depois de uma atualização, provavelmente algo nas novas configurações não está funcionando da forma que deveria. Por isso, vale tentar fazer uma restauração de fábrica - sem, é claro, esquecer o famoso backup antes, caso você queira manter seus arquivos.
É muito irritante receber a mensagem “Nenhum cartão SIM detectado” no smartphone, principalmente porque o chip está dentro do aparelho! Com isso, você pode não receber mensagens e nem fazer ligações, mas qual a razão que causou esse problema? O SIM — que significa “subscriber identification module” ou “módulo de identificação do assinante” — faz a autenticação de sua identidade e armazena informações para que seja possível realizar a transferência de dados livremente. Use as dicas abaixo e solucione esse erro inconveniente de uma vez por todas!
Trocar de chip deveria ser um processo simples e fácil — seja para viagens internacionais ou mesmo na hora de trocar de operadora, ou número. Contudo, é possível que o chip seja reconhecido, mas você fique sem sinal. Então, o que fazer?
Talvez você esteja em uma área em que a sua operadora de telefonia móvel não tenha cobertura. Investigue esse possível problema no site da sua operadora ou entre em contato com o suporte ao cliente.
Para fazer a restauração, vá em Configuração / Sistema / Avançado / Redefinir opções / Limpar todos os dados (redefinir para a configuração original). Clique em Limpar todos os dados e aguarde o fim do processo. Mas antes faça um backup de todos os dados e aplicativos importantes em seu aparelho, já que eles serão excluídos.
Se você suspeitar que o IMEI do seu celular foi bloqueado, é recomendável entrar em contato com a operadora de telefonia móvel para verificar o status do IMEI e obter mais informações sobre o motivo do bloqueio.
Você já passou pela situação em que inseriu um chip no seu celular, mas o aparelho não apresentou nenhum sinal de internet ou telefone? É comum que isso ocorra por diversas razões, fazendo com que o celular reconheça o chip, mas não consiga se conectar à rede móvel ou fique sem sinal. Antes de procurar suporte técnico do fabricante ou assistência especializada da operadora, você pode tentar algumas soluções simples para resolver o problema. Aqui estão algumas sugestões!
Certifique-se de que o seu celular está com a versão mais recente do sistema operacional instalada. As atualizações de software podem corrigir problemas de conectividade e melhorar a estabilidade do sinal.
Um IMEI bloqueado geralmente ocorre quando um celular é relatado como perdido ou roubado, e a operadora o registra como bloqueado para impedir seu uso em sua rede. Nesse caso, mesmo que o chip seja reconhecido pelo celular, ele não será capaz de se conectar à rede e você não terá sinal.
Feito isso, tente novamente inserir e usar o chip novo. Se persistir a falta de sinal é necessário levar a uma assistência técnica autorizada ou mesmo na loja que comprou o dispositivo.
Essa é outra solução bem óbvia, mas que pode acabar passando despercebida. Dependendo do problema, a simples reinicialização do smartphone pode fazer com que seu chip volte a funcionar normalmente.
Partindo do princípio, precisamos entender o que está acontecendo com o aparelho para então tomar uma atitude. Neste caso, temos que fazer alguns testes para entender se o problema está relacionado ao hardware ou ao software. Abaixo, listamos algumas formas simples de identificar o que pode estar causando o não reconhecimento do chip pelo celular.
Se houver um problema com a sua conta junto à operadora, como pagamentos em atraso ou um bloqueio deliberado do serviço, isso pode levar à perda de sinal ou restrição de conectividade.
São tão comuns, na verdade, que se você for hoje a uma operadora e comprar um SIM Card, provavelmente receberá um cartão de “triplo corte”, com um nano SIM cercado por duas molduras de plástico para adequá-lo a smartphones que usam outros formatos.
Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.