Se a bolsa romper e a grávida não tiver contração nenhuma o que podemos dizer é que a gestante tem a bolsa rota, mas não está em trabalho de parto. Agora, se ela tiver contrações ritmadas e ainda tiver a bolsa íntegra, ela está em trabalho de parto.
Algumas situações dificultam o parto normal e podem colocar mãe e bebê em risco. Uma delas é quando a placenta está em cima do colo do útero, chamada de placenta prévia. Além de impedir a passagem do bebê, corre-se o risco de hemorragia durante o parto vaginal.
Balão cervical: Essa técnica também é feita no próprio consultório, apenas em pacientes que não possuem nenhum centímetro de dilatação. De acordo com Ana Santos, o balão faz uma força externa sob o colo do útero, ajudando o mesmo a se dilatar.
Em outras palavras ainda: se não deixar a mulher entrar em trabalho de parto (quer por pressa, quer por necessidade do bebê nascer logo), o colo não tem dilatação por falta de entrar em trabalho de parto. De fato no Brasil em geral não se espera o tempo necessário para que esse mecanismo ocorra.
...e a dilatação As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.
Não! As contrações uterinas vão aumentando de frequência e intensidade na proximidade do final da gestação chamadas contrações de treinamento, fisiológicas e não causam dilatação do colo uterino.
Caminhar – Todas as gestantes sabem que caminhar ajuda no trabalho de parto. Caminhadas por uma hora de manha ou à tarde, ajudam a dilatação e também fazem com que o bebê encaixe na pelve para sair. Caminhar acelera o trabalho de parto porque também ajuda a afinar o colo do útero, além de ajudar a fazer o tempo passar.
Por isso, se você já está com 41 semanas e não apresenta contrações e a barriga não fica dura, o que se pode fazer é caminhar por pelo menos 1 hora por dia para estimular as contrações. Pensar no bebê e se preparar mentalmente para o parto também ajuda no desenvolvimento do trabalho de parto.