Se a curva de demanda é inelástica, receita total aumenta quando o preço aumenta. ... Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, desta forma a receita total aumenta.
Demanda Perfeitamente Inelástica: Elasticidade igual a 0 (zero) Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1. Demanda de Elasticidade Unitária: Elasticidade igual a 1. Demanda Elástica: Elasticidade maior do que 1 e menor do que ∞ (infinito)
Quando o preço aumenta, a receita total aumenta, se a demanda for inelástica, coeteris paribus. Quedas de preços de um bem redundarão em quedas da receita dos produtores desse bem, . se a demanda for elástica, coeteris paribus.
Se a demanda é inelástica em relação ao preço (elasticidade-preço menor do que 1), um aumento percentual no preço causará uma redução percentual menos que proporcional da quantidade demandada, ou seja, ocorre um aumento no gasto total dos consumidores.
Existem vários os fatores que deixam a demanda de um bem/serviço mais elástica ou mais inelástica dentre eles: renda. tipo de bem - normal, inferior, luxo. características do consumidor.
Produtos Elásticos: bens com substitutos fáceis. Mais sensíveis à mudança de preço. Dadas as condições normais de oferta dos produtos (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade), e ocorrendo uma alteração no preço de vendas, há uma resposta imediata e inversa na demanda/consumo.
Matematicamente, a relação entre a quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço pode ser expressa pela chamada função demanda ou equação da demanda. O preço de uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela demanda.
Deslocamento da curva da oferta: -Um aumento do preço dos insumos torna mais elevado o custo de produção e, consequentemente, a oferta diminui. -Uma redução do preço dos insumos tem o efeito inverso. -O desenvolvimento de uma nova tecnologia que reduza os custos, desloca a curva de oferta para a direita.
A curva de demanda é negativamente inclinada (descendente, da esquerda para a direita). Significa que quanto menor o preço do bem, maior a quantidade desejada pelos consumidores. O formato da curva de demanda resulta da ideia de benefício marginal decrescente.
A Lei da Demanda determina que um preço mais alto leva a uma menor quantidade demandada e que um preço mais baixo leva a uma maior quantidade demandada.