A Constituição Federal/88 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através de leis complementares.
No curso serão trabalhadas as seguintes 8 dimensões da Gestão Escolar:
Assim, a gestão democrática é definida com os princípios de integração do sistema/escola com a família, comunidade e sociedade, descentralização, participação democrática no processo educacional, maioria dos professores em colegiados e comissões. Mas, a gestão democrática não está restrita apenas as unidades escolares.
A alternativa B está correta. A gestão educacional democrática assume caráter amplo, regido pelas LDB assim como o Plano Nacional de Educação, devendo sempre as instituições estarem atentas as mudanças ocasionais no sistema escolar.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.
O principal objetivo de um sistema de gestão educacional é simples: economizar tempo, agilizar as rotinas, avaliar o desempenho de todas as tarefas e organizar o setor financeiro. Pontos básicos essenciais que um sistema deve ter. Hoje, muitas dessas tarefas são impossíveis de ser feitas manualmente.
As características de uma escola de sucesso envolvem não apenas o trabalho e eficiência da gestão. Para que um conjunto de fatores sejam alcançados, a fim de fazer de uma escola um modelo de instituição, toda a equipe envolvida nesse trabalho precisa ter sua participação efetiva.
Inicialmente, a educação escolar é dividida em dois níveis, segundo a LDB, em seu artigo 21: Educação Básica e Educação Superior. A Educação Básica apresenta três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Este projeto atende a crianças de 0 a 5 anos e se divide em duas etapas: a creche (0 a 3 anos) e a pré-escola (4 a 5 anos). ... O contorno de seis anos, atualmente presente na LDBEN, deverá ser reduzido para cinco anos de idade, no caso da pré-escola (art. 30, inciso II, da LDB).
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de 0 a 5 anos. As outras fases do ensino básico são o ensino fundamental, dos 6 aos 14 anos, e o ensino médio, dos 15 aos 17 anos.