O primeiro passo é ir pessoalmente à Vara da Infância e da Juventude da sua região. Lá, você será orientado quanto à documentação que deve apresentar para dar entrada ao seu pedido. Agora também é possível fazer um pré-cadastro (disponível no link https://www.cnj.jus.br/sna/), antes de comparecer à Vara da Infância.
Dê entrada: Será preciso procurar um advogado (defensor público ou particular), então fazer uma petição para dar início ao processo de inscrição, aprovado a inscrição seu nome está habilitado a constar no cadastro de pretendentes à adoção. Curso e Avaliação: É indispensável o curso de psicossocial e jurídica.
Quais são os principais sites para adotar animais?
O que é preciso para adotar um cachorro
Gatinhos para adoção - Floripa
Para mais informações, acesse os sites: Matilha Cultural e Natureza em Forma.
A boa notícia é que existem maneiras bem fáceis e rápidas de encontrar gatos para adotar: anúncios em redes sociais, abrigos e protetores independentes, ongs e feirinhas de adoção. Nesses casos, é possível fazer uma visita aos locais e, pessoalmente, eleger o novo membro da família. Mas lembre-se: vá de coração aberto!
De modo geral, a recomendação para doar filhotes de gato é a seguinte: quando o pet já tem pelo menos uma dose de vacina, está se alimentando totalmente com ração ou sachê, está sendo “rejeitado” pela mãe e bem habituado com situações diversas como barulhos, pessoas diferentes e, se possível, até com outros animais.
4 a 7 semanas
O ideal é que você castre o filhote próximo da puberdade. Em gatos, isso acontece entre seis e 12 meses de idade. Os gatos tendem a atingir a maturidade sexual e, por isso, começam a procurar uma parceira, entre 7 e 12 meses de idade. A castração pode ser feita com sucesso a partir dos 3 meses.
A castração de gatos evita a reprodução indesejada e promove algumas mudanças no comportamento felino devido à diminuição dos hormônios sexuais no organismo do animal. O gato castrado costuma demonstrar um comportamento mais tranquilo, mas algumas mudanças — geralmente positivas — podem ocorrer após esse procedimento.
A castração não influencia nos orgãos do sistema urinário do animal, uma vez que apenas os TESTICULOS são retirados.
A cirurgia de castração retira o órgão reprodutivo do gato no todo ou em parte. Nos machos, apenas o testículo é removido e eles se recuperam em poucos dias. Já nas fêmeas, a esterilização é feita com a retirada total de útero e ovários. Nesse procedimento, há abertura da barriga do animal para extração dos órgãos.
Falso. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea com cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.
Não. Posso castrar e vacinar meu animal ao mesmo tempo? Não é recomendado, pois o procedimento cirúrgico pode comprometer a eficácia da vacina. Portanto, como regra geral, deve-se vacinar primeiro e então aguardar 15 dias após a última vacina para realizar a castração.