Resposta: Segundo o mito, Giges ao encontrar o anel, adquiriu o poder de tornar-se invisível sempre que assim o desejar, podendo dessa forma agir segundoseus próprios instintos primitivos.
A narrativa de Platão permite concluir que mesmo uma pessoa virtuosa e justa, se tivesse em mãos o anel de Giges, agiria contrariamente à virtude e à justiça. Não todos, é claro. E Aristóteles alerta que "o homem guiado pela ética é o melhor dos animais. Quando sem ela, é o pior".
Na alegoria platônica é um pastor que seduz a rainha e mata o rei, fazendo uso desse anel, Platão diz que ele não era uma pessoal moral, que muitas das pessoas só fazem o certo pq estão sendo vistas pela sociedade, o homem de valor e moral deve fazer o certo, por ser o certo a se fazer, independente de estar sendo ...
1. É possível inferir, ao longo da história, a condição de controle e domínio exercida pelo governante sobre os pastores, entre eles, Giges. Desse modo, a moralidade dos pastores era sustentada pela vigilância do soberano, na qual estava implícita a ameaça de punição em caso de desvios.
Resposta. Nas Leis Platão destaca o papel do legislador, que deve ser "um verdadeiro educador dos cidadãos" e sua missão principal não consiste em castigar transgressões cometidas, mas em prevenir que se cometam tais transgressões.
Em Platão, vimos o direito – resultado da busca por um ideal de justiça – como uma noção muito ampla; era um direito não diferenciado da moral, por exemplo. Já em Aristóteles percebe-se uma melhor separação dos conceitos de justiça, direito e moral.
A má administração de alguns homens faz com que a injustiça prolifere na cidade. O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. ... Para Platão (2000), a justiça nada mais é do que a harmonia que deve se existir entre as quatro virtudes: a moderação, a coragem, a sabedoria e a própria justiça.
Diferentemente de Platão, Aristóteles pensa a política de modo mais real. Aristóteles concebia o homem enquanto um animal político, sendo que a política estava em sua natureza. Para este, a política era uma das maneiras de analisar qual o melhor forma de administração da cidade-estado.
Sob essa perspectiva, a política pode ser um importante instrumento na construção da justiça e da paz. ... O conceito de política não pode estar relacionado apenas ao período eleitoral, tampouco pode ser reduzido à ação dos políticos. Todas as pessoas têm o direito de agir politicamente em promoção da justiça e da paz.
Para praticar a tolerância é preciso saber o que ela significa. De acordo com a Declaração de Princípios sobre a Tolerância da ONU ela é o respeito, a aceitação e o apreço pela diversidade em todos seus âmbitos.
Siga sete passos para ser uma pessoa mais tolerante
Coloque-se no lugar do outro. Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. É ideal deixar o lugar de dono da verdade e analisar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com seus valores, crenças, razões e motivações.
A Importância da Tolerância O principal papel da tolerância é fazer com que todos esses indivíduos consigam conviver em harmonia, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é. Além dos benefícios para a sociedade, proporciona a cada ser humano uma vida mais tranquila, sem estresse e com mais união.
Aceitar as diferenças significa entender que o mundo não é formado pelo nosso reflexo. Aceitar é ser tolerante, é ter respeito pelo outro e essa atitude só faz bem tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Ser tolerante significa ter paciência, saber ouvir e pensar mais antes de agir. ... "É bom ser tolerante.