46
Quando a fertilização acontece, um óvulo se funde e combina material genético com um espermatozoide para criar um conjunto completo de DNA cromossômico, com 23 pares de cromossomos.
Na mitose, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de material genético que a célula-mãe, diferentemente da meiose. Na mitose, vemos ainda a formação de duas células-filhas; já na meiose, quatro.
Na meiose, uma célula produz quatro células-filhas, cada uma com a metade do número de cromossomos presentes na célula-mãe. Por mitose, uma célula diplóide dá origem a duas células-filhas diplóides, ou uma célula haplóide da origem a duas células-filhas haplóides.
Resposta: I - Quando uma célula se divide por mitose, dá origem a duas células idênticas a ela. I I - Quando uma célula se divide por meiose, dá origem a quatro células, cada uma com a metade do número de cromossomos original. I V - A meiose proporciona a produção de gametas, que são haplóides.
Metáfase da mitose os cromossomos alinham-se um a um no centro da célula (como se fosse uma fila indiana). Já na Metáfase I da Meiose os cromossomos alinham-se aos pares (pares homólogos) no centro da célula. Em ambos os casos forma-se a placa equatorial.
Na anáfase I, cada cromossomo homólogo é puxado para os polos da célula. Essa anáfase diferencia-se da anáfase da mitose, pois não ocorre o rompimento dos centrômeros, ocorrendo a migração de cromossomos inteiros. Em seguida, ocorre a telófase I.
A mitose é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas, apresentando o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe.