Resposta. Assim, a sequência fica: (7, 5, 10, 8, 16, 14, 28, 26, 52, 50, 100, 98, 196, 194,...)
Os parênteses sugerem que estamos trabalhando com um conjunto de números colocados numa certa ordem. Esses elementos são chamados de termos da sequência. Costuma-se representar cada termo de uma sequência por uma letra qualquer, normalmente a, acompanhada de um índice que dá a sua posição ou ordem.
Então, para descobrir o próximo termo da sequência, basta somar os dois últimos termos. Neste caso o próximo termo seria
Resposta: Primeiro termo é o dó ( 1 ). A sequência é finita. O último termo é dó escala acima ( 2 12/12 ). Obs: o expoente 5/12 já vem a partir do 2 termo então automaticamente no final devemos por eles, pois são as ordens.
Sequência finita é uma sequência numérica na qual os elementos têm fim, como, por exemplo, a sequência dos números múltiplos de 5 maiores que 5 e menores que 35. Sequência infinita é uma sequência que não possui fim, ou seja, seus elementos seguem ao infinito, por exemplo: a sequência dos números naturais.
A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados. Tal razão pode ser representada na forma fracionária, decimal e percentual.
1º passo: encontrar a razão. Para encontrar a razão, basta calcular a diferença entre dois termos consecutivos: 5 – 1 = 4; então, nesse caso, r = 4 . 2º passo: encontrar o termo geral. Como sabemos que a1= 1 e r = 4, vamos substituir na fórmula.