Geralmente, estamos acostumados com sedans, hatchbacks, SUVs e picapes em nosso dia a dia, por mais que estacionar possa ser difícil para algumas pessoas, hoje vamos ver os maiores carros do Brasil, podendo trazer algumas dificuldades para transitar e manobrar no seu dia a dia!
O restante do grupo dos 10 carros mais vendidos do Brasil em 2022 conta com quatro SUVs e um único representante do segmento dos sedans. A ausência mais sentida na lista, porém, é a do Jeep Renegade.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!
Sobretudo, em nosso país, no qual o valor dos automóveis atinge preços altíssimos, em muitas ocasiões, a relação entre custo e benefício se torna mais importante que as qualidades de um dado modelo, colocando-o à frente de seus rivais.
O hatch da montadora sul-coreana fechou o período entre janeiro e dezembro de 2022 com 96.255 carros vendidos, uma diferença de 11.003 carros para o segundo colocado, o grande rival Chevrolet Onix.
A Mercedes-Benz Sprinter é uma van projetada para transportar um grande número de passageiros. Com espaço para até 20 pessoas, ela se destaca por suas dimensões imponentes – 7,36 m de comprimento total, 2,02 m de largura e uma distância entre-eixos de 4,32 m. Essa van oferece conforto e espaço para todos os ocupantes.
O Mobi ficou mais uma vez à frente (e bem à frente) do rival francês, registrando 72.756 novos emplacamentos, contra apenas 57.388 do carro da Renault, 11º colocado entre os carros de passeio mais comercializados.
Outra conquista histórica da marca ocorreria em 2014, quando foi elencada, no Japão, como a maior empresa por receitas e capitalização no mercado (isto é, ela vale mais que o dobro do segundo colocado, o Soft Bank, de modo a impedir qualquer tipo de comparação).
O Rolls Royce Phantom é sinônimo de luxo e extravagância. Com seus impressionantes 5,98 m de comprimento e 3,77 m de entre-eixos, esse sedã inglês é um dos maiores carros do mercado. Estacioná-lo pode ser um desafio se você não tiver uma garagem espaçosa.
Ex-líder no segmento de veículos de entrada, o Renault Kwid aparece com 42.851 unidades vendidas faltando três meses para fechar 2023, o que lhe rendeu uma participação razoável em seu segmento.
O Kwid é oferecido pela marca com preços que começam em R$ 69.990, sempre com motor 1.0.
A versão mais cara e equipada do catálogo com quatro configurações continua sendo a Outsider, que custa R$ 72.790.
A segunda posição entre os 10 carros mais vendidos do Brasil em 2022 ficou nas mãos de um outro hatch, campeão dos mais vendidos em 2020: o Chevrolet Onix. O modelo da General Motors encerrou 2022 com 85.252 emplacamentos.
Todavia, como encontrou dificuldades na obtenção de licenciamentos que autorizassem a comercialização dos seus modelos em todo o país, a organização foi salva em decorrência de uma solicitação feita pelo governo local (que, na época era o único acionista) para a produção e emplacamentos de táxis.
Adam era o primogênito de Phillipp Wilhelm Opel, um serralheiro de Rüsselsheim. Então, após adquirir experiência no negócio de seu pai, o fundador da companhia viajaria pelos centros industriais da França, Inglaterra, Bélgica e Holanda.
O segmento é outro, mas o Onix Plus não pode ser desconsiderado em nossa lista se a versão hatch aparece por aqui.
Também muito afetado pela crise dos semicondutores, mas já recuperado, o sedã fechou os nove primeiros meses de 2023 com 55.986 unidades vendidas.
Isso lhe rendeu uma impressionante participação de 58,99% no segmento em que atua, o de sedans compactos (segundo a Fenabrave). Vale destacar que, para a entidade, ele não compete diretamente com HB20S e Cronos, apesar de sabermos que compete sim.
Prova disso é o mercado 0 km, sobretudo no segmento de modelos populares, o que inclui hatches e sedãs que costumam se posicionar na porta de entrada dos fabricantes.
No acumulado do ano de 2023, entre os meses de janeiro e setembro de 2023, temos a liderança da Fiat Strada (86.638 unidades vendidas), seguida de Volkswagen Polo (71.928), Chevrolet Onix (70.751) e Hyundai HB20 (61.803).
Depois da Primeira Guerra Mundial, então, a companhia contou com apoio governamental para começar a realizar investimentos em distintas áreas, tais como os mercados de construção, de trens, de tratores e de jatos – muitos desses produtos chegariam ao consumidor brasileiro.
O agora aposentado Volkswagen Gol fechou sua história de mais de 40 anos no Brasil com chave de ouro. O hatch da montadora alemã registrou 72.606 emplacamentos em todo o ano de 2022 e ficou com o quinto lugar entre os 10 carros mais vendidos do País.
Em seguida, por intermédio da marca “Audi”, a Volkswagen anunciou a compra da fabricante de motos italiana “Ducati”, incrementando a rivalidade existente com a BMW, inclusive, no segmento de motocicletas esportivas.
Foi pensando nisso que QUATRO RODAS criou o prêmio Os Eleitos, que aponta os melhores (e os piores) carros do mercado na opinião dos donos.
Hoje em dia, a gama da Opel abrange os seguintes modelos: Mokka, Adam, Vivaro, Movano, Insignia, Karl, Corsa e Astra.
Na Bolsa de Valores, em Nova York, a organização está listada como sendo controlada pela família Ford, a despeito de que ela tenha propriedade minoritária (contudo, a maioria do poder, em termos de votos).
A Renault, que é uma das marcas de carros no Brasil, tornou-se mundialmente conhecida, principalmente, pelos protótipos desenvolvidos, tais como o “Renault 16” e os monovolumes Espace, Kwid, Scénic e Twingo.