28 de abril de 1945
Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia. ... O fascismo ganhou destaque na Europa na primeira metade do século XX.
No dia 28 de abril de 1945, as tropas alemãs capitularam na Itália. Ao tentar fugir para a Suíça, o líder fascista Benito Mussolini e sua amante Clara Petacci foram presos e executados. ... Enquanto isso, a população italiana organizava a resistência e cooperava com as tropas aliadas, que avançavam para o norte.
Como movimento armado, baseado em uma estratégia de guerrilhas, a resistência surge quando a Itália é invadida pela Alemanha, em 1943. Os membros do movimento eram chamados de partigiani isto é um combatente armado que não pertence a um exército regular, mas sim a um movimento de resistência ao invasor.
Os partigianos são os partisans da Itália, grupos organizados de resistência contra o fascismo na Europa. Mas a origem é mais antiga: vem das guerrilhas que existiam desde as guerras napoleônicas! ... No entanto, eles ficaram mais conhecidos no Leste Europeu durante a Segunda Guerra.
Bella Ciao é uma música tradicional italiana que se acredita ter surgido nas plantações de arroz, no final do século XIX. Embora tenha começado como um cântico de trabalho rural, a música é mais conhecida por ser uma canção da resistência antifascista, durante a Segunda Guerra Mundial.
Cesare Bermani
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao (Querida, adeus! Querida, adeus!
A canção foi gravada por Mercedes Sosa e Manu Chao, entre outros. No Chile, no início dos anos 1970, durante o governo de Salvador Allende, o grupo Quilapayún adotou Bella Ciao como uma canção de protesto. Bela, tchau! Bela, tchau!
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.
A palavra ciao (IPA: [/tʃao/], aportuguesada para "tchau", é uma saudação informal italiana.
Benito Mussolini
O fascismo é um movimento político - e também um regime ou sistema político (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922) - que defende a prevalência, isto é, a superioridade dos conceitos de nação, Estado e raça sobre os valores individuais.
Contexto histórico O fascismo surgiu no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, quando vários problemas, principalmente de ordem econômica, avolumaram-se no governo do rei Vítor Emanuel III.
História Geral. Com as crises vivenciadas nos anos de 1920, os seguidores italianos do Fascismo iniciaram suas ações de tomada do poder que culminaram em um regime totalitário na Itália. ... No ano de 1920, uma greve geral de mais de dois milhões de trabalhadores demonstrava a situação caótica vivida no país.
Resposta. Resposta: O aparecimento do fascismo foi favorecido pela situação econômica e política da Itália no contexto pós-Primeira Guerra Mundial.
Resposta. Resposta: nacionalismo e crise econômica.
Ideologia. O fascismo italiano foi enraizado no nacionalismo do país e pelo desejo de restaurar e expandir territórios italianos, que os fascistas consideravam necessários para uma nação afirmar sua superioridade e força, e para evitar sucumbir à decadência.
Entre as consequências dessa forma governo destacam-se a Criação do PNF ( partido nacional fascista) em 1921, Censura aos jornais da época, colocação do parlamento em segundo plano e se tornando o chefe supremo(Duce) do país e fim democracia, além das tensões que os levariam a outro conflito mundial: a segunda guerra ...
Resposta. ► Causa: Crises econômicas, militarismo, Teoria do Espaço Vital (expansionismo), falsa propaganda, culto ao líder e a forçá física, presença de símbolos, bandeiras e uniformes.
Durante a Marcha sobre Roma, milhares de fascistas italianos caminharam na direção de Roma para forçar o rei do país a nomear Benito Mussolini como primeiro-ministro. ... Foi durante esse evento que se deu a ascensão de Benito Mussolini, líder do fascismo, ao cargo de primeiro-ministro italiano.
Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.
Benito Mussolini
CONCLUSÃO. Embora o fascismo na Itália e na Alemanha sejam as experiências mais conhecidas, as experiências fascistas não se restringiram a elas. Em Portugal, por exemplo, o regime fascista foi comandado por Antônio de Oliveira Salazar entre 1932 e 1968.
Características do Fascismo O fascismo se caracterizava por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, antiburguês, autoritário, antiliberal e nacionalista.
Temos como as principais características do fascismo era o totalitarismo, a concentração total de poder nas mãos do ditador, uma grande união e coesão dos integrantes, além de a exclusão daqueles que eram contrários a ideologia pregada.
Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. ... Tais limites não podem ser determinados senão pela lei.” Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - 26 de agosto de 1789.
Mussolini fundou o movimento fascista em 23 de março de 1919, numa reunião feita na cidade de Milão. Entre os membros fundadores estavam os líderes revolucionários sindicalistas Agostino Lanzillo e Michele Bianchi.
Resposta. Mussolini fundou o movimento fascista - a miséria social, o desemprego, o combate ao crescimento comunismo, concepção de raça pura o nacionalismo .... O processo de divisão ideológica das esquerdas acontecia enquanto os setores conservadores e da alta burguesia pleitearam apoio ao Partido Nacional Fascista.
Benito Amilcare Andrea Mussolini (Predappio, 29 de julho de 1883 — Mezzegra, 28 de abril de 1945) foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo.