Ter um membro da família com DII é o fator de risco número 1 para o desenvolvimento de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa, embora a maioria dos pacientes com DII não tenha um histórico familiar. Os médicos geralmente usam exames de sangue como parte da investigação diagnóstica.
Valor de referência - Até 200 mcg/g fezes: normal; -Igual ou superior a 200 mcg/g fezes: alterado (*) Se solicitado para triagem para doença inflamatória intestina (DII), sugere-se a investigação com colonoscopia.
A calprotectina fecal é um biomarcador que pode fornecer informações importantes para o médico, inclusive no atendimento primário, no diagnóstico diferencial de distúrbios gastrointestinais, principalmente as doenças inflamatórias intestinais e a síndrome do intestino irritável.
Calprotectina - R$265,50 à vista - Labi Exames.
Preparo: Defecar em vasilhame limpo e seco, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim) e colocar em frasco fornecido pelo laboratório, sem líquido conservante, de modo que complete ½ (meio) frasco.
Podem ser solicitadas pelo especialista: colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, biópsia do intestino, análises de sangue e fezes, e tomografia, dentre outros.
Ingestão de bactérias patogênicas que colonizam o intestino e causam danos ao hospedeiro Exs: Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Salmonella sp.
Avaliação Inicial
Conheça as infecções mais comuns