b) Qual é a relação ecológica estabelecida entre os organismos que formam os líquenes e qual a vantagem ecológica obtida nesta associação? È uma relação mutualística. Ambos organismos (alga e fungo) podem viver em locais que isoladamente não seriam capazes de se estabelecer.
Os liquens são uma associação (denominada como simbiose) entre algas (ficobionte) e fungos (micobionte) formando um organismo. De forma geral, as algas auxiliam no processo de fotossíntese, enquanto que o fungo fornece a umidade e auxilia também na parte da nutrição destes organismos.
Resposta. não. pois a alga produz o alimento do fungo através da fotossíntese e o fungo protege a alga contra o sol e a perda de água em regiões secas. e o tipo de associação é Mutualismo, relação entre dois seres vivos onde ambos são beneficiados.
Resposta. conseguindo um habitat favorável, mesmo fora da água. Isso permite ao líquen participar do processo de sucessão primárias como fundadoderes do ambiente e formadores do solo.
Bom, pelo que eu sei, os líquens mudam de coloração de acordo com a quantidade de alguns poluentes presentes no ar. Essa mudança de coloração acontece devido à maior ou menor presença de clorofila. Quanto maior a presença de clorofila, melhor é a qualidade do ar.
Líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas. Nessas associações, os fungos são chamados de micobiontes, e as algas, fotobiontes. Os líquens são associações mutualísticas entre algumas espécies de fungos (geralmente ascomicetos) e algas (principalmente algas verdes e cianobactérias).
O mutualismo é uma relação ecológica em que todos os organismos envolvidos na associação são beneficiados. Sabemos que em um ecossistema todos os organismos relacionam-se entre si e com o meio que os cerca. A relação entre os seres vivos pode ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou então entre espécies diferentes.
O comensalismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica. Nessa relação, que ocorre entre espécies diferentes, uma espécie é beneficiada com a interação, entretanto, a outra não é beneficiada, nem prejudicada.
Comensalismo é uma relação ecológica entre animais de espécies diferentes. ... Um dos exemplos mais conhecidos de comensalismo ocorre entre o tubarão e a rêmora. Este último se fixa no tubarão alimentando-se dos restos de comida e obtendo transporte. Nesta relação, o tubarão não é prejudicado nem beneficiado.
Comensalismo é uma relação ecológica interespecífica em que duas espécies de animais associam-se com benefício para uma delas mas sem prejuízo para a outra. O tipo de comensalismo mais conhecido é a anêmona e o tubarão. A rêmora é transportada pelo tubarão enquanto alimenta-se dos restos de sua alimentação.
Relações Desarmônicas são aquelas que ocorrem entre seres vivos e causam prejuízos a uma das partes envolvidas. Elas compõem as relações ecológicas, que consistem nas interações que acontecem entre todos os organismos, com o intuito de manter a sobrevivência e se reproduzirem.
São exemplos as sociedades das formigas, abelhas e cupins. As abelhas vivem em uma relação de sociedade, em que os indivíduos vivem juntos e há uma divisão de trabalho entre seus componentes. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, no entanto, podem apresentar ou não divisão de trabalho.
→ Exemplos de relações ecológicas intraespecíficas Todos os indivíduos trabalham juntos em função da sobrevivência do organismo como um todo. Os indivíduos são bastante dependentes uns dos outros, sendo incapazes de sobreviver isoladamente. Como exemplo, podemos citar os corais e a caravela-portuguesa (figura acima).
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
Resposta: É uma relação ecológica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra. O animal que se beneficia na relação é chamado de comensal do outro. Exemplos: - O urubu come os restos de um animal caçado e já comido por leões.
Podem ser divididas em relações harmônicas e relações desarmônicas. Entre as principais relações podemos citar: inquilinismo,mutualismo, protocooperação, competição predação e parasitismo. As relações ecológicas são interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. ...
A Ecologia é a parte da ciência responsável pelo estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem (componentes não vivos). Essas relações entre os seres vivos podem ser entre indivíduos da mesma espécie, como dois tamanduás-bandeiras; ou de espécies diferentes, como uma serpente e uma rã.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.