as principais diferenças entre o Judô e o Jiu-Jitsu brasileiro são as regras: ambos têm técnicas de projeção, imobilizações, estrangulamentos e chaves de luxação. Em relação as punições ambas também possuem em suas regras. A grande diferença é a ênfase de como as regras são aplicadas.
O judô é uma arte que derivou do jiu-jitsu, ambos utilizam diversos fundamentos técnicos, porém uma é lutada mais em pé (judô) e outra é lutada mais no chão (jiu-jitsu), além de haver diferenças entre as decorações e cores do kimono, sendo que no jiu-jitsu há uma maior variação.
O jiu Jitsu se destaca quando se trata de finalizações e torções, pois há uma grande escala de golpes que se pode efetuar. Já no Judô possui essas técnicas, porém seu foco maior é em derrubar seu adversário. Em relação a defesa pessoal as duas lutas são ótimas e te ensinam muito.
O jiu-jitsu é uma arte marcial de raiz japonesa que utiliza, essencialmente, golpes de alavancas, torções e pressões. Diferentemente do praticante de muay thai, que utiliza chutes e socos contra o oponente, o lutador de jiu-jitsu utiliza a técnica para levar o oponente ao chão e dominá-lo.
O Jiu Jitsu é muito eficiente mas apenas contra um adversário por vez. O fato de 80 a 90% das técnicas de Jiu Jitsu serem executadas no chão deixa o lutador vulnerável a ataques de um segundo adversário. O karatê e o Kung Fu foram criados para a guerra mas são sistemas de luta que dependem de muitos anos de preparação.
Jiu Jitsu brasileiro se diferencia do Jujutsu japonês por dar muito mais ênfase à luta no chão (Ne waza) e por não fazer uso de armas, por pouco uso de golpes (Ate waza) e de projeções (Nage waza). Se diferencia de acordo com as escolas, também.
WAZARI: É quase o ippon (nocaute). É quando o golpe não é realizado com exímia perfeição para ser considerado um nocaute, ou o judoca imobiliza o oponente de 15 a 19 segundos. O judoca precisa de dois wazari para conseguir o Ippon. YUKO: É quando o oponente cai de lado ou é imobilizado de 10 a 14 segundos.
Significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas do Karaté diante de um adversário real. O objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa. ... O Kumite é uma prova de combate em escalões e peso, realizada por eliminatórias com repescagem.