Após os estudos realizados, foi possível perceber que a diversificação das práticas corporais presentes na Educação Física Escolar são importantíssimas, pois favorecem aos escolares maiores conhecimentos de seus corpos, ampliando as habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras; além de introduzir e integrar o ...
A cultura corporal de movimento quando aliada a qualidade de vida possibilita aos estudantes de ensino médio, o aprimoramento no seu desenvolvimento humano, resultando em um melhor domínio da coordenação motora geral, equilíbrio, noção de tempo e espaço, além da conscientização e aprimoramento da consciência corporal, ...
No corpo se visualiza a imagem social do aluno, seus fatores econômicos, alimentares, raciais e também fisiológicos, de modo que se pode entender como o corpo sobrevive, como ele se mantém vivo, como respiramos e nos alimentamos.
A motricidade é uma manifestação que se revela por meio da corporeidade, e a Educação Física é uma instância que deve, por seus objetivos, promover relações entre os corpos, com os objetos e com o mundo. Essa Educação Física que aqui discutimos firma-se como ponto de intersecção entre a Educação do e pelo Movimento.
Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! Várias habilidades como raciocinar, planejar, exercitar a memória e compreender situações e estratégias precisam ser desenvolvidas.